Boa ação

Oportunidade para a realização de um sonho

Projeto social de Pelotas oferece a dez meninas de famílias de baixa renda a chance de terem uma festa de debutante

28 de Junho de 2022 - 08h30 Corrigir A + A -
Juliana já vive a expectativa de usar um vestido branco na celebração (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Juliana já vive a expectativa de usar um vestido branco na celebração (Foto: Carlos Queiroz - DP)

A comemoração dos 15 anos com uma festa de debutantes é um sonho a ser realizado para grande parte das jovens. Mas para aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social, esse sonho fica para trás, especialmente pela falta de condições das famílias para arcarem com tal celebração. Pensando nisso, em sua terceira edição, o projeto “Sonho de Princesa”, promovido pela Igreja Novo Território, irá realizar uma festa de debutantes de dez meninas.

A pastora, e uma das criadoras do projeto, Gisele Freitas, 41, conta que a iniciativa nasceu em 2016 com o objetivo de, além de ofertar a festa, conscientizar e auxiliar as meninas sobre assuntos e dúvidas comuns da adolescência. “Isso tudo começou quando visualizamos as famílias que, por viverem na extrema pobreza e com pouca instrução, acabavam com um cenário de gravidez na adolescência e com a privação de muitos sonhos para essas meninas”, aponta a pastora.

Assim, ela conta que o projeto apadrinha dez meninas, de diferentes localidades da cidade, todas de baixa renda. Essa escolha é feita através de visitas, conforme conta Gisele. “Nós escolhemos através dos Cras e também indo na visita ‘corpo a corpo’ nas comunidades, vendo e trabalhando com essas localidades através do trabalho da pastoral”. A pastora também compartilha que até o momento da festa as jovens participarão de uma série de encontros, como luais, festas do pijama e idas ao culto, ao grupo de jovens e a grupos de orientação sobre temas como gravidez na adolescência e uso de drogas.

A festa já tem data para acontecer: será no dia 28 de setembro, no Clube Diamantinos. Até lá as debutantes terão uma agenda agitada, que contará também com book de fotos no Clube Caça e Pesca, escolha dos vestidos e um “dia de princesa” na data da celebração. Para tornar esta festa realidade, o projeto conta com o apoio e doação de empresários de diversos ramos da cidade, desde o buffet à cerimonialista.

Gisele ainda conta que o evento está sendo preparado com carinho e será entregue com o melhor serviço para as meninas. “O primeiro foi muito difícil, mas hoje o Sonho de Princesa já é uma realidade. É um projeto social voltado para a comunidade. Nós já estamos com muitos parceiros e com muitas pessoas pedindo para participar. As meninas vão viver uma noite mágica, com o melhor que Jesus e nós podemos proporcionar”, finaliza.

A realização de um sonho
Na casa de Janine Moraes, o sonho da festa de debutantes não é apenas dela, mas também da mãe, Vanessa Moraes, 39. Mãe de nove filhos, ela relata que na adolescência seus pais não tinham condições de lhe dar uma festa e que neste momento também não poderia proporcionar esta comemoração à filha adolescente. “É um sonho que eu não pude realizar, mas que eu quero que se realize na vida delas. Ela está bem feliz e otimista”, conta Vanessa. Janine completa 15 anos no próximo mês e já está esperando para escolher o vestido e o penteado. Emocionada, a mãe reforça o sentimento de gratidão. “Estamos todos em uma situação difícil, então só temos a agradecer”, pontua.

Outra debutante que participará do Dia de Princesa é Juliana Duarte. A jovem mora junto com outras quatro mulheres, então a comemoração dos 15 anos sempre foi um tema recorrente entre elas. “A minha irmã já tinha participado do projeto, então eu me inscrevi. Eu pensava em ter uma festa, mas a minha família não teria condições”, compartilha. Juliana completa 15 anos apenas em novembro, mas também já está na expectativa da celebração. “Eu quero vestido branco de renda”, finaliza, animada.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados