Saúde

Oportunidade de entender as fases da vida

Entre os dias 16 e 19, a 19ª edição do Congresso de Medicina da UCPel vai mostrar ao público as peculiaridades do desenvolvimento do ser humano em cada fase da vida

10 de Outubro de 2018 - 22h34 Corrigir A + A -
Segundo a  estudante Laura Rotta, o congresso acontece anualmente e é organizado pelos alunos que estão cursando o quinto ano de Medicina. (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Segundo a estudante Laura Rotta, o congresso acontece anualmente e é organizado pelos alunos que estão cursando o quinto ano de Medicina. (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Com uma proposta inovadora, mas essencial e que precisa ser entendida, o XIX Congresso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vai abordar o crescimento e desenvolvimento humano desde o nascimento até a vida idosa, focando no indivíduo completo. Do dia 16 ao 19, o evento Fases da vida promoverá palestras, mesas redondas e oficinas destinadas principalmente aos futuros médicos e profissionais da área da saúde. As inscrições podem ser feitas diretamente com os estudantes, que realizam toda a organização. Minicursos serão administrados e trabalhos acadêmicos serão expostos de forma eletrônica, a fim de evitar a utilização de papel.

Com o incentivo da universidade, o congresso acontece anualmente e é organizado pelos alunos que estão cursando o quinto ano de Medicina. Em 2018, aproximadamente 20 pessoas fazem parte da organização. "É uma tradição", resumiu Laura Rotta, representante da comissão. Livres para escolher um tema, a turma optou por algo que não é muito visto durante a formação acadêmica. A ideia do desenvolvimento dos indivíduos é um tema indispensável e todo médico precisa ter uma noção total e mostrar para seus pacientes o que fazer em cada época da vida. Para isso, profissionais de diversas áreas, e que se envolvem com os temas propostos, foram convidados. Entre os palestrantes, estão André Matos, que se dedica aos cuidados esportivos e em como ter uma vida saudável; Maurício Saito, ginecologista e obstetra especialista em síndromes fetais, considerado um dos precursores no Brasil; e o pioneiro no transplante de pulmão na América Latina, J. J. Camargo.

Cada dia será dedicado a uma fase. O primeiro, tratará de assuntos referentes à gestação e à infância. O período da adolescência será o assunto do segundo dia, com rodas de conversas sobre ansiedade e sexualidade, abordando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os cuidados que devem ser tomados durante a idade adulta e a necessidade de uma vida saudável serão explicados no penúltimo dia. Para encerrar, o idoso será o foco. O dia dedicado à "melhor idade" ganha atenção pelo recente aumento da expectativa de vida no país. Laura explica que a comissão pensou e discutiu muito sobre qual seria a abordagem do quarto dia. Então, decidiram ressaltar a importância dos cuidados com enfermidades, a polifarmácia (administração de medicamentos diferentes concomitantemente em um longo tratamento) e como lidar com o envelhecimento e as mudanças que ocorrem com ele.

Sobre esta edição
O evento acontecerá no auditório Dom Antônio Zattera, com 300 lugares disponibilizados. A abertura será às 17h30min do dia 16, com um dos grandes nomes da medicina mundial, J. J. Camargo. Referência em transplantes de pulmão, ele contabiliza 20 cirurgias de médio e grande porte por semana, além de três transplantes por mês. O médico chefia a equipe que mais realiza o procedimento no Brasil. Foi criado um perfil no Instagram (instagram.com/fasesdavidaucpel) para divulgar informações e avisar aos interessados onde podem encontrar a organização para realizar o pagamento da inscrição.

As palestras ocorrerão durante a noite. A tarde ficará reservada para os minicursos. A comissão procurou inovar e trouxe assuntos como o manejo de instrumentos em sala de parto, técnicas que "todo médico generalista precisa saber", segundo Laura. Os trabalhos acadêmicos submetidos serão expostos em forma de E-pôster (painel eletrônico), para evitar o acúmulo de lixo.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados