Solidariedade

Oportunidade de ajudar quem também ajuda

Mais de 20 entidades assistenciais serão beneficiadas com itens arrecadados na primeira edição do Dia de Doar em Pelotas

29 de Novembro de 2021 - 20h14 Corrigir A + A -
O evento será realizado pela primeira vez em Pelotas

O evento será realizado pela primeira vez em Pelotas

O último dia de novembro será destinado à solidariedade em Pelotas. Nesta terça-feira, das 8h às 18h, o Largo Edmar Fetter, no Mercado Público, receberá a ação do Dia de Doar. A atividade, que é realizada mundialmente, busca arrecadar todos os tipos de contribuição como alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas, sangue, apoio financeiro entre outros. Na programação estão previstas apresentações artísticas e a assinatura da lei que institui a data no calendário oficial da cidade.

Criado em 2013 nos Estados Unidos com o nome de "Giving Tuesday'', que significa terça-feira da doação, a atividade possui o intuito de promover a generosidade. Aos poucos, o Dia de Doar foi se espalhando pelo mundo e, no Brasil, é realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) em parceria com o Instituto Mol. No ano passado, foram arrecadados em todo país R$ 2 milhões em doações on-line.

Esta é a primeira edição do evento em Pelotas e conta com a organização da Associação de Pais de Down de Pelotas (ApadPel). Serão mais de 20 entidades beneficiadas e os interessados podem levar suas contribuições em formato drive-thru, que estará na rua Lobo da Costa, entre Andrade Neves e 15 de Novembro. As primeiras 200 pessoas que colaborarem ganharão bottons da campanha. No local também haverá estruturas montadas para que as instituições prestem esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido e a importância de ajuda para manter os serviços.

Diretora financeira da ApadPel, Cátia Vieira explica que o intuito da data é promover uma corrente entre as entidades e mobilizar a comunidade. "Temos tantas entidades que trabalham para ajudar, fazer o bem, e decidimos nos unir e criar esse movimento, dando as mão e provando que juntos somos mais fortes e podemos dar um passo maior. Trabalhando em prol da solidariedade e de ajudar seus assistidos."

Iniciativa será lei

Entre a programação do evento está a assinatura da lei que inclui o Dia de Doar no calendário oficial de Pelotas. O projeto do vereador Cristiano Silva (PSDB) institui o terceiro dia após o Dia Nacional de Ação de Graças para a realização do evento. Também estão previstas atividades alusivas sobre a ação como divulgação, incentivo e mobilização de empresas, instituições, órgãos do governo e a comunidade por uma cidade mais empática e voluntária.

Na justificativa, o parlamentar diz que a aprovação do PL vem ao encontro da atual situação de dificuldade financeira que muitas entidades do município enfrentam por conta da recessão econômica. O presidente da Câmara de Vereadores diz que a ação é importante para criar uma cultura de doação, onde não somente contribuições em dinheiro podem ser dadas, mas também serviços.

"Doar é um ato de amor ao próximo que humaniza e enobrece o ser humano. Isso porque, ao ajudar aqueles que mais precisam, contribuímos com uma sociedade mais justa e igualitária. Promovendo a cultura da doação, promovemos uma iniciativa que pode transformar a vida de muitas pessoas", diz a justificativa do texto da legislação.

Programação do Dia de Doar

8h - Abertura da Feira
15h - Apresentação da ONG Anjos e Querubins
16h - Ato de Assinatura da Lei que será sancionada
17h - Espetáculo de dança Ritmos Brasileiros
18h - Encerramento

Materiais que podem ser doados

- Alimentos não perecíveis
- Brinquedos
- Sangue
- Material de higiene
- Trabalho voluntário
- Lenços
- Toucas
- Cabelos
- Brinquedos com som e luz para estimulação precoce
- Livros de literatura
- Baldes
- Produtos de limpeza
- Novelos de lã
- Tecidos e aviamentos
- Material esportivo
- Leite em pó
- Fraldas
- Remédios
- Cadeiras de rodas
- Muletas
- Apoio financeiro
- Jogos didáticos
- Tintas de paredes e artesanato
- Livros
- Absorventes
- Material escolar
- Tampinhas plásticas
- Apoio financeiro
- Material escolar
- Camisolas
- Pijamas


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados