Social

ONG Gesto comemora mais um ano

Data será marcada por atividades voltadas às cerca de 400 pessoas atendidas pela instituição

22 de Novembro de 2019 - 08h43 Corrigir A + A -
Trabalho da instituição também é voltado para crianças. (Foto: Paulo Rossi - DP)

Trabalho da instituição também é voltado para crianças. (Foto: Paulo Rossi - DP)

Uma data cercada de muito amor ao próximo e combate à vulnerabilidade social. A ONG Gesto, protagonista de projetos sociais com os mais variados focos, completa nesta sexta-feira (22) 16 anos de atividades. Para comemorar a data, as celebrações tiveram início na última segunda-feira e terão o seu ápice nesta sexta-feira. Através de parcerias, a instituição se mantém com seus atendimentos aos mais diversos públicos.

Na sexta-feira, as atividades se iniciam a partir das 10h. O Restaurante Popular vai abrir as portas com uma decoração especial. Haverá distribuição de pipoca, maçã do amor e algodão-doce. Um sorteio também está previsto, bem como apresentações de palhaços e malabaristas. "Será um momento único, onde conseguiremos proporcionar uma integração entre todas as pessoas envolvidas no projeto, além do público externo que estará presente no restaurante", afirmou o coordenador técnico do projeto, Maiquel Fouchy. Para participar das programações, será cobrada uma taxa de R$ 2,00 que dá direito ao almoço e a assistir às apresentações.

Entre todos os serviços, a ONG atende cerca de 380 pessoas por mês e ainda administra o Restaurante Popular, que recebe aproximadamente 375 pessoas diariamente. Os trabalhos da instituição se dividem em seis categorias: serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, cursos de qualificação profissional e habilidades manuais para geração de renda. Há também o serviço de abordagem social, voltado para atendimento de crianças em situação vulnerabilidade social, trabalhos com prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e ações de controle social. Dentre os projetos de prevenção que se encaixam nestas áreas, há o Narcóticos Anônimos (NA), que trabalha especificamente com a prevenção de recaídas no consumo de drogas. A organização também realiza ações junto a travestis e prostitutas a respeito da conscientização e prevenção contra a Aids. Para os idosos, há grupos de convivência e o Coral Felicidade, que fará uma apresentação durante as comemorações.

Atenção especial com as crianças
A ONG possui projetos especiais para as crianças. Dentro dos serviços de abordagem social, existe uma luta contra o trabalho infantil e a exploração sexual. Os integrantes do projeto denunciam situações em que os menores estejam envolvidos em ambientes com este tipo de exploração. Há uma parceria com o Ministério do Trabalho para combater essas práticas. Dentro do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, há oficinas semanais de informática, capoeira e dança para os menores. Todas as atividades ocorrem no Restaurante Popular.

Como colaborar?
A Gesto tem parceria com a prefeitura municipal, mas há a possibilidade de realizar doações para a organização. Através de abatimentos no Imposto de Renda, é possível destinar um percentual do valor para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumdica) e para o Fundo Municipal do Idoso, que financiam o projeto. Há também a alternativa de realizar uma doação, entrando em contato pelo telefone (53) 3271-1309.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados