Saúde

Nova ambulância completa frota do Samu em Pelotas

Veículo regularizado nesta quarta-feira substitui o destruído em maio, após furto que resultou em acidente e perda total da unidade de socorro

14 de Agosto de 2019 - 18h45 Corrigir A + A -
Profissionais do Samu equiparam a nova ambulância nesta quarta-feira (Foto: Igor Sobral - Ascom)

Profissionais do Samu equiparam a nova ambulância nesta quarta-feira (Foto: Igor Sobral - Ascom)

Nesta quarta-feira (14), entrou em operação a nova ambulância de atendimento básico adquirida pela prefeitura para substituir o veículo furtado em maio do pátio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na avenida Bento Gonçalves. Grande parte do prejuízo – de R$ 172.700,00 – foi coberto pela seguradora. No entanto, o Poder Público precisou investir quase R$ 30 mil para completar o valor necessário à aquisição de uma nova viatura.

Para não deixar a comunidade desassistida, até então o Samu estava atuando com duas unidades de socorro básico e uma avançada próprias, além de mais uma locada pela prefeitura.

Após o emplacamento e regularização realizados nesta quarta-feira, a ambulância comprada foi levada para a sede do Samu, onde foi preparada pela equipe, que adicionou os materiais e equipamentos necessários ao trabalho. “Vai agilizar bastante o atendimento à comunidade. Estávamos com um veículo a menos, devido a um ato impensado de um cidadão. Uma ambulância que poderia salvar vidas”, disse o técnico em enfermagem Leandro Garcia Rosa, que atua há oito anos no Samu.

Agora, a frota veicular do Samu está completa e 100% atuante, com três ambulâncias básicas, uma avançada, dois veículos para transporte simples e duas motolâncias, qualificando os cerca de 12 mil atendimentos mensais regulados pelo Serviço e abrangendo 11 municípios da Zona Sul. Só em Pelotas, cerca de 1,5 mil socorros são realizados por mês, o que corresponde à média de 50 por dia.

Relembre o furto
Por volta das 8h do dia 26 de maio, enquanto equipe do Samu realizava a limpeza das ambulâncias, um homem invadiu a base do Serviço e furtou um dos veículos, saindo em fuga pela avenida João Goulart. Próximo ao Centro de Eventos Fenadoce, ele perdeu o controle e capotou, causando a perda total da viatura.

Na época, funcionários da Ecosul pararam para prestar auxílio, mas percebendo que a unidade havia sido furtada, acionaram a Polícia e o homem foi preso em flagrante. O autor do crime seguiu para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento a fim de ser registrado o Boletim de Ocorrência.

PRF Divulga??o 01Em maio, ambulância ficou destruída após furto e acidente na rodovia (Foto: Divulgação - PRF)


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados