Exame nacional

Notas do Enem já podem ser consultadas

Inscrições através do Sisu começam na próxima terça-feira; notas também podem ser utilizadas para o Fies e o Prouni

17 de Janeiro de 2020 - 19h17 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

 (Foto: Divulgação - DP)

(Foto: Divulgação - DP)

Os participantes do Enem já podem conferir suas notas no site do exame, realizado em todo o Brasil. Na última edição, 3,7 milhões de pessoas realizaram as provas e já podem conferir as notas da redação e a pontuação nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. As notas podem ser conferidas na Página do Participante (enem.inep.gov.br) e no aplicativo do Enem.

Para acessar é necessário preencher o CPF e a senha cadastrados. Neste momento, serão disponibilizados apenas os resultados. O espelho da prova, com detalhes da correção do texto, será divulgado em março. Aqueles que realizaram a prova como treino e ainda não finalizaram o Ensino Médio, terão acesso às notas também em março.

Além do Sisu, as notas também são válidas para programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia a graduação em universidades privadas sem juros, e para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais para cursos na faculdades particulares.

Esforço pelo resultado
Para buscar uma vaga em algum curso de Medicina em uma universidade federal, o cotidiano do jovem Welliton Henzel, 18 anos, precisou ser todo alterado em 2019. Cursando o último ano do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual de Canguçu (Etec), ele se deslocava diariamente para Pelotas para o cursinho pré-vestibular.

Morando no Passo dos Oliveiras, no 1º Distrito de Canguçu, todos os dias eram 15 quilômetros até o centro para depois viajar até Pelotas para o curso preparatório. "Geralmente saía de casa às 7h e chegava em casa depois das 21h. Almoçava dentro do ônibus devido ao pequeno espaço de tempo que me impossibilitava de parar para almoçar", conta o jovem, que obteve nota 980 na redação.

A busca por uma vaga na Medicina é na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) ou Universidade Federal de Pelotas (UFPel), meta do jovem pela proximidade da família. "A gente cria expectativas, é claro. Porém, estou procurando pôr a cabeça no lugar, diminuir a ansiedade", não esconde Welliton, que pode ingressar neste ano na universidade. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro. Filho único de pais agricultores, ele pode ser o primeiro da família a ingressar numa universidade.

A nota alta na redação é atribuída a muito treino e à leitura. "Muitos jornais, principalmente. Para que me atribuíssem embasamento de mundo. Todas as semanas o professor lançava um tema diferente para que fosse escrito", destaca.


Cronogramas
Sisu 
Inscrições: 21 de janeiro a 24 de janeiro
Resultado: 28 de janeiro

Fies
Inscrições: 5 a 12 de fevereiro
Pré-seleção: 26 de fevereiro
Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março

Prouni
Inscrições: 28 a 31 de janeiro
Primeira chamada: 4 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro
Segunda chamada: 18 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro
Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados