Recuperação

Nível da barragem é o melhor desde 2019

Estrutura está "apenas" 70 centímetros abaixo do ideal, uma marca muito importante considerando que em 11 de junho eram 4,40 metros abaixo do nível

13 de Julho de 2020 - 22h29 Corrigir A + A -
Depois do recorde negativo, registrado em junho, chuvas das últimas semanas já fizeram com que a agua se aproxime aos poucos do vertedouro (Foto: Alexandre Garcia - Especial - DP)

Depois do recorde negativo, registrado em junho, chuvas das últimas semanas já fizeram com que a agua se aproxime aos poucos do vertedouro (Foto: Alexandre Garcia - Especial - DP)

As recentes chuvas são as principais responsáveis pela recuperação da barragem Santa Bárbara - o principal manancial da cidade, responsável pelo abastecimento de 60% do município. Nesta segunda-feira (13) foi registrado o melhor índice desde 2019 no local: 70 centímetros abaixo do nível ideal para captação de água. O número demonstra o significativo restabelecimento da barragem no último mês, considerando que no dia 11 de junho ela registrava 4,40 metros negativos - o pior nível de sua história.

Do início do ano até agora, 543 milímetros de chuva foram notificados em Pelotas, 48 apenas nas primeiras duas semanas de julho.

Relembre

No início do mês, a prefeitura atualizou o decreto municipal que versa sobre as restrições do uso da água tratada em Pelotas, publicado originalmente em fevereiro para conter os prejuízos da estiagem. De acordo com o dispositivo legal, as novas ligações de água podem ser retomadas pelo Sanep - serviço que já começou na semana passada, dando prioridade a idosos e pessoas com deficiência.

Segundo a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, o decreto segue preconizando a restrição do uso da água tratada em atividades não essenciais, como lavagem de veículos e irrigação de gramados. Ela afirma que a situação será reavaliada após a normalização dos níveis da barragem.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados