Luto

Morre fundador da MetSul Meteorologia

Eugênio Hackbart tinha 83 anos e nasceu em Pelotas, em uma localidade que hoje pertence ao município de Morro Redondo

14 de Julho de 2020 - 15h17 Corrigir A + A -
Professor Eugênio com a meteorologista Estael Sias (Foto: Divulgação - MetSul)

Professor Eugênio com a meteorologista Estael Sias (Foto: Divulgação - MetSul)

Morreu na noite desta segunda-feira (13) o professor Eugênio Jaeckel Hackbart, fundador da MetSul Meteorologia. Eugênio tinha 83 anos e lutava contra um câncer. Ele nasceu em Pelotas, em uma localidade que hoje pertence ao município de Morro Redondo.

Apesar de ter nascido na Zona Sul, o professor mudou-se para São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ainda muito jovem - aos 12 anos. Por lá, estudou no Colégio Sinodal, instituição de ensino que, mais tarde, também o acolheu também como professor.

Foi no mesmo colégio que, em 1978, Eugênio deu início ao projeto que se tornou a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, posteriormente transformada na MetSul Meteorologia. Entre as grandes façanhas, o professor instalou uma estação, com termômetros e medidores, no pico do Monte Negro, o ponto mais alto do Rio Grande do Sul. Eugênio foi até o local montado em um cavalo, carregando o material.

Em entrevista ao Jornal NH, a meteorologista Estael Sias falou sobre a forma apaixonada e inspiradora de trabalhar do professor Eugênio. "Ele sempre foi o nosso mestre. Ele não passava somente uma previsão. Tudo importava. Ele se preocupava em como a pessoa ia entender. Para a MetSul, ele era um elo entre todos nós. Era um pai, por ter tanto amor por todos", disse.

Eugênio estava afastado das atividades administrativas diárias, mas mantinha contato com a equipe e acompanhava a evolução dos trabalhos. Ele deixa a esposa Anelori, os filhos Ricardo, Fernando e Mônica, netos e muitos amigos.

A MetSul realizou um tributo em homenagem ao seu fundador. O texto - chamado "Uma vida dedicada ao ensino e à meteorologia" - conta a trajetória do professor, com ricos detalhes sobre o seu trabalho e sua vida pessoal. Para conferir, basta clicar neste link.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados