Alternativa

Mais uma opção de teste

Laboratório Dr. Rouget Perez passa a disponibilizar novo exame para detecção da Covid-19; resultado sai no mesmo dia ou em 24 horas

30 de Maio de 2020 - 10h13 Corrigir A + A -
Ampliação:  desde março o local também realiza exames do tipo PCR (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Ampliação: desde março o local também realiza exames do tipo PCR (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Desde o início da semana, o laboratório Dr. Rouget Perez passou a disponibilizar mais uma opção de teste para a Covid-19 em Pelotas. Trata-se do teste quantitativo para avaliação dos anticorpos IgG por quimioluminescência, que permite obter a quantidade de anticorpos presentes no paciente, e é indicado para ser realizado a partir do sétimo dia do aparecimento dos sintomas da Covid-19 ou do contato com pessoas confirmadas com o novo coronavírus. O resultado pode sair em 24 horas ou no mesmo dia.

A responsável técnica do laboratório, Margarida de Moura Umpierre, explica que o local já realiza, desde abril, a aplicação dos testes rápidos que detectam a presença dos anticorpos IgG e IgM. O primeiro pode indicar que já há uma possível imunidade do paciente contra o vírus, enquanto o segundo indica que a doença ainda está ativa. Este teste é indicado àqueles que tiveram contato com pessoas com casos confirmados de infecção ou que tenha viajado por áreas onde há contaminação comunitária. O período em que deve ser realizado é de sete dias após o aparecimento dos sintomas ou da interação com pacientes com a doença.

Nessa semana, o local passou a disponibilizar também o teste quantitativo para avaliação dos anticorpos IgG por quimioluminescência. “Com ele nós conseguimos acompanhar o paciente e quantificar esses anticorpos”, afirma Margarida. Dessa forma, o teste também promove um apoio ao diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus e é indicado para ser realizado por profissionais de saúde ou de outras áreas, que tiveram casos confirmados do vírus ou que possam ter sido expostos. Conforme a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a metodologia por quimioluminescência, que é realizada em ambiente laboratorial por técnicas automatizadas, apresenta desempenho analítico superior em relação aos testes rápidos. A recomendação é que também seja realizado a partir do sétimo dia do aparecimento dos sintomas. No caso dos dois testes, o resultado pode ser ser obtido em 24 horas, ou no mesmo dia.

PCR desde março

Desde março, o laboratório também realiza exames do tipo PCR, que indica a presença ou não do vírus e que é indicado para ser feito do terceiro ao décimo dia dos sintomas da Covid-19 ou do contato com uma pessoa com diagnóstico positivo para o vírus. Não é necessária a contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Os resultados também são comunicados à Vigilância Epidemiológica do município. 

O Laboratório Dr. Rouget Perez está localizado na rua 15 de Novembro, 451. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-4488 ou pelo Whatsapp (53) 98119-0325.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados