Pandemia

Mais dez leitos de UTI Covid abrem neste sábado, em Pelotas

Agora, a estrutura hospitalar passa a contar com 124 vagas para o tratamento da doença: 45 para casos graves e 79 de enfermaria

14 de Agosto de 2020 - 11h35 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Em 21 de  julho, a Beneficência Portuguesa passou a fazer parte da estrutura hospitalar de combate à Covid-19 e, agora, em nova etapa ampliará mais dez leitos (Foto: Divulgação - DP)

Em 21 de julho, a Beneficência Portuguesa passou a fazer parte da estrutura hospitalar de combate à Covid-19 e, agora, em nova etapa ampliará mais dez leitos (Foto: Divulgação - DP)

A partir das 8h deste sábado (15), Pelotas contará com mais dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o tratamento da Covid-19. Agora serão 45 vagas para quadros graves: 40 para adultos - 35 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e cinco para convênios - e cinco pediátricos. A nova estrutura entrará em operação na Beneficência Portuguesa, que ampliará a ala Covid e colocará em funcionamento um dos três kits de UTI locados pela prefeitura.

O governo irá repassar R$ 200 mil, por mês, ao hospital para garantir o pagamento das equipes. Ao todo, 46 profissionais foram contratados: 13 médicos, 30 enfermeiros e técnicos em Enfermagem e três fisioterapeutas. No final desta semana, a Beneficência realizava ajustes em isolamento de áreas e treinamento de pessoal.

"Estes dez leitos não são a solução, mas nos dão um alívio imediato", afirmou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). E, em pronunciamento pelas redes sociais, já projetou a ocupação rápida devido ao agravamento da pandemia em toda a Zona Sul: "É possível que se esgotem em pouco tempo".

Na quinta-feira (13), no final da tarde, Pelotas chegou a atingir 100% das vagas de adulto nas UTIs Covid, na Beneficência e no Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel).

Veja como ficará a distribuição de leitos agora
* De UTI: 45 no total
- 20 adultos no HE-UFPel (100% SUS)
- 20 adultos na Beneficência Portuguesa (15 SUS e 5 para convênios)
- 5 pediátricos no Centro Covid (SUS)

* Clínicos/enfermaria: 79 no total
- 38 adultos no HE-UFPel (SUS)
- 31 adultos na Beneficência Portuguesa (SUS e convênio, conforme a demanda)
- 10 pediátricos no Centro Covid (SUS)

O cenário da pandemia em Pelotas
Dados do último boletim da Vigilância Epidemiológica, emitido na quinta-feira à tarde, apontam:
- 1.597 infectados
- 44 óbitos registrados


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados