Iniciativa

Limpeza de bocas de lobo chega aos bairros

Mutirão do Sanep, que reiniciou nesta semana, atenderá as Três Vendas, o Areal e o Fragata

03 de Julho de 2020 - 10h26 Corrigir A + A -
Ação evita que garrafas cheguem até as casas de bomba e danifiquem os equipamentos (Foto: Angelica Mengue - Sanep)

Ação evita que garrafas cheguem até as casas de bomba e danifiquem os equipamentos (Foto: Angelica Mengue - Sanep)

Nesta semana, o Sanep ampliou o mutirão de limpeza das bocas de lobo aos bairros de Pelotas. O programa que desobstrui as galerias e garante o escoamento correto das águas da chuva chega às Três Vendas, ao Areal e ao Fragata. O trabalho começou na avenida Fernando Osório - uma das mais importantes da zona norte. Outras vias estruturantes do município, como Domingos de Almeida, Duque de Caxias, Ferreira Viana, Juscelino Kubitschek, São Francisco de Paula e Dom Joaquim, integram o cronograma das equipes.

Paralelo ao mutirão nos bueiros, a autarquia também prepara os canais de macrodrenagem para o período chuvoso esperado no inverno. As estruturas são igualmente fundamentais para dar vazão às águas da chuva e evitar alagamentos pontuais na cidade. Nesta semana, o canal localizado na avenida Espírito Santo, no Laranjal, recebe o serviço de limpeza. Com o auxílio de uma retroescavadeira, a vegetação e todo o lixo encontrado ao longo da sua extensão estão sendo retirados.

Através deste serviço, o Sanep evita que resíduos como garrafas, sacolas e, até mesmo, partes de móveis e eletrodomésticos percorram os canais e cheguem até as oito casas de bomba, danificando as estruturas. O programa de limpeza urbana dá sequência ao trabalho iniciado em 2017 pela autarquia, quando mais de 80 quilômetros de dezenas de canais foram desobstruídos. Desde então, as equipes retornam para conservar os resultados e garantir que eles estejam aptos para drenar as águas das chuvas.

Iniciativa também é pela conscientização

O Sanep também aproveita o momento para conscientizar a população e provocar a reflexão sobre os danos de descartar os resíduos incorretamente. O resultado da limpeza dos bueiros, no último mês, foi levado ao Centro da cidade, no Calçadão da Andrade Neves, para chamar a atenção e deixar uma mensagem importante: todo o lixo jogado na rua retorna um dia para a população, normalmente, em forma de alagamentos. A exposição do lixo encontrado nas bocas de lobo, como sacolas, garrafas e papéis, ainda mostra a responsabilidade de todos para conservar a limpeza do município.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados