Nosso Bairro

Laranjal, um bairro de muitas moradas

Projeto Nosso Bairro, do Diário Popular, abre espaço para quem escolheu o sossego como o principal vizinho

21 de Maio de 2022 - 08h30 Corrigir A + A -

Por: Cíntia Piegas
cintiap@diariopopular.com.br 

[banner site 60] nosso bairro

O colorido diferente nesta época do ano do ponto turístico mais famoso de Pelotas é o cenário perfeito para a abertura do projeto Nosso Bairro, do Diário Popular, que pretende mostrar o dia a dia de quem vive nas comunidades de Pelotas, aproximando o Jornal da população e dando voz às demandas e às boas notícias. A proposta foi escolhida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pelo Facebook como ideia de cobertura jornalística local.

WhatsApp Image 2022-05-20 at 19.59.10Moradores buscam a harmonia entre o cenário de belezas naturais e as reivindicações antigas (Foto: Jô Folha - DP)

A escolha pelos balneários Novo Valverde, Valverde, Santo Antônio e dos Prazeres está atrelada diretamente à grande mudança no cenário local nos últimos dez anos, com destaque para os últimos dois, em função da pandemia. Com características próprias, quase incomuns, a praia passou a concentrar pessoas em busca de paz, sossego, segurança e mobilidade durante as quatro estações do ano. Local de muitas moradas, a região já ultrapassou os 12,5 mil habitantes contabilizados, de acordo com o último censo do IBGE, em 2010, e a estimativa atual é de que o bairro tenha quase 40 mil moradores, o que exige do Poder Público um olhar diferenciado, com pensamento voltado ao balneário como um bairro que necessita de investimento, e não como ponto turístico.

O setor imobiliário ganha destaque nessa virada de cenário, uma vez que aposta pesado em condomínios fechados, longe do grande centro e mais perto da natureza. A mobilidade urbana mudou com o maior fluxo de veículos e ciclistas e já se fazem necessárias melhorias, principalmente na avenida Adolfo Fetter. Também é possível vislumbrar investimentos na infraestrutura local, que de início incomodou moradores mais antigos, mas já é bem-vinda pela maioria. Hoje, o Laranjal conta com asfalto em duas principais avenidas, ganhou um supermercado, tem laboratório, lavanderia e vários estabelecimentos de diferentes segmentos que apostam na fidelidade da clientela.

Futuramente, a praia irá ganhar mais um escola particular, além da existente e das três das públicas. Também está prevista a chegada de um grande atacado, somando-se aos novos empreendimentos ao longo da avenida principal, que, por conta dos condomínios, teve a via duplicada entre as rótulas da avenida Rio Grande do Sul e a da José Maria da Fontoura. A reboque, a iluminação ao longo da via foi outra conquista celebrada, principalmente pelos habitantes do balneário dos Prazeres, por ser uma demanda antiga.

Mas ainda são muitas as reivindicações. Na alta temporada, por exemplo, a praia recebe muitos turistas e veranistas que encontram-se à sombra das figueiras - as do calçadão da praia ou mesmo as da frente da casa – em momentos de descanso e renovação de energias. Um público cada vez mais exigente no quesito infraestrutura básica, ou seja, água nas torneiras, ruas iluminadas à noite, transporte público, atendimento médico, segurança, lazer, atrações culturais e, principalmente, balneabilidade. E isso requer cuidados – tanto do Poder Público, quanto da iniciativa privada e dos habitantes da praia.

WhatsApp Image 2022-05-20 at 19.58.51Tranquilidade e muidas demandas: Laranjal é o primeiro local do projeto Nosso Bairro (Foto: Jô Folha-DP)

Parceria
É nesse ponto que o Projeto Nosso Bairro se insere com a participação de agentes fiscalizadores, que nada mais são do que moradores apaixonados pela praia e que enxergam a realidade de perto. As parcerias, além de abastecer a Redação com informações sobre os balneários, também receberão mentorias de como essa informação pode construir uma pauta de bairro. Para o Laranjal, o Diário Popular terá dois amigos que se identificam com os balneários Santo Antônio/Valverde e dos Prazeres. Serão eles que irão identificar se os horários dos ônibus estão a contento; se o serviço de roçagem e o recolhimento de lixo estão dentro do esperado; e se o Laranjal precisa de agências bancárias, por exemplo, indicando ainda potencialidades e os pontos positivos encontrados em cada localidade. Nessa parceria, o leitor poderá conferir como está a situação atual do bairro em matérias divididas por editorias e publicadas no site, que ganhará cara nova, e nas redes sociais.

Quer fazer parte do projeto?
O projeto Nosso Bairro é uma iniciativa que pretende aproximar a Redação da população. Além de ser um influenciador do DP, que irá opinar na criação de pautas e sugerir temas a serem abordados, você receberá outros benefícios. Para ser nosso parceiro, envie sugestões de pauta para os e-mails nossobairro@diariopopular.com.br e lucas.kurz@diariopopular.com.br. Você pode também entrar em contato pelo telefone (53) 3284-7023 ou pelo WhatsApp do DP pelo 99147-4781. Presencialmente, é possível buscar contato na sede do Jornal, à rua 15 de Novembro, 718.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados