Pandemia

Imunização contra Covid avança em Pelotas

Começou nesta quinta-feira e prossegue nesta sexta a vacinação de pessoas com comorbidades. Aplicação ocorre em drive-thru no Centro de Eventos

07 de Maio de 2021 - 08h38 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Foram 122 doses aplicadas nesta quinta-feira (foto: Gustavo Vara)

Foram 122 doses aplicadas nesta quinta-feira (foto: Gustavo Vara)

O movimento foi calmo nas primeiras horas do drive-thru da vacinação contra a Covid desta quinta-feira (6), quando teve início a imunização de pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 59 a 54 anos, e pacientes com doença renal crônica em hemodiálise, com idade entre 18 e 59 anos, inseridos dentro do grupo de comorbidades. Foram 122 doses aplicadas em Pelotas.

Uma das pessoas que recebeu a dose foi Losange Braga, de 57 anos. Enquanto aguardava, ela contou que a espera e ansiedade por esse dia foram grandes. “É um momento inexplicável”, afirmou. Ela foi acompanhada do marido, Sérgio Luís, que ainda não foi vacinado. Agora, eles aguardam a 2ª dose dela e a 1ª dele. Já Neiva Muller, de 58 anos, foi levada pela filha, Jennifer, até o local. Neiva elogiou a estrutura oferecida pela prefeitura, desde a organização até os profissionais envolvidos. Jennifer expressou sua felicidade em ver a mãe ser imunizada. “Eu estava muito ansiosa. É um momento muito esperado para todos”, destacou.

Atestado é indispensável

Está disponível no site da prefeitura o atestado padrão que deve ser entregue no momento da vacinação. O documento pode ser obtido tanto nos serviços de saúde privados quanto nos públicos. É importante que o paciente procure o médico que o acompanha para obter o atestado que comprova a comorbidade. Saiba mais detalhes sobre o documento e a lista completa de comorbidades em bit.ly/atestado-vacina. Além do atestado, quem for receber a dose também precisa apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e CPF ou Cartão SUS, além dos documentos específicos de acordo com o grupo a qual pertencem.

2ª dose para idosos

Neste sábado, pessoas com 70 anos ou mais recebem o reforço da imunização. A ação também ocorrerá no formato drive-thru, no Centro de Eventos da Fenadoce, das 9h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que serão disponibilizadas duas mil doses do imunizante durante o drive. Na segunda-feira, a imunização desse público permanece nas sete escolas, das 10h às 15h. Serão mil doses oferecidas, distribuídas entre esses locais. É necessário apresentar a Carteira de Vacinação (para comprovar a primeira dose) e um documento de identidade.

Mais doses de AstraZeneca

O Rio Grande do Sul recebeu ontem mais 243,4 mil doses da vacina contra a Covid-19 AstraZeneca/Fiocruz. O novo lote de imunizantes será utilizado para avançar a campanha de vacinação do grupo de comorbidades. As doses devem ser distribuídas hoje às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e municípios. Com essa remessa, o Estado já recebeu 4,9 milhões de doses contra a Covid-19, sendo que 3,4 milhões, entre primeira e segunda doses, foram aplicadas e devidamente registradas. De acordo com o painel de vacinação do Estado, 19,2% de todos os grupos prioritários já completaram o esquema vacinal, com as duas doses necessárias. Há expectativa da chegada de lotes da Pfizer e da CoronaVac nos próximos dias, com data e quantidades a serem confirmadas pelo Ministério da Saúde.

RS segue em bandeira vermelha

O governo do Estado anunciou a prorrogação do atual modelo transitório de Distanciamento Controlado para ampliar o diálogo sobre o novo sistema, que será anunciado a partir de 13 de maio e entrará em vigor no dia 15. Até lá, todo o Rio Grande do Sul seguirá em bandeira vermelha e deve observar os protocolos de risco alto do Distanciamento Controlado, sem cogestão.


Inicialmente, a ideia era que a nova ferramenta de gestão da crise sanitária em estudo entrasse em vigor no dia 10, data em que o atual modelo completa um ano. No entanto, o adiamento foi definido pelo governador Eduardo Leite (PSDB), secretários e integrantes do Gabinete de Crise para que o diálogo com a sociedade possa ser ampliado antes de consolidar o novo sistema de distanciamento.

Calendário do drive-thru, das 9h às 17h, no Centro de Eventos da Fenadoce:


Sexta-feira (7) - gestantes e puérperas, com até 45 dias do parto, com as comorbidades definidas e idade a partir dos 18 anos, além de pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos;

Segunda-feira (10) - pessoas com comorbidades de 59 e 58 anos;

Terça-feira (11) - pessoas com comorbidades de 57 e 56 anos;

Quarta-feira (12) - pessoas com comorbidades de 55 e 54 anos.

Calendário das escolas municipais, das 10h às 15h:

Terça-feira (11) - pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 59 a 54 anos, pessoas de 18 a 59 anos com doença renal crônica em hemodiálise, gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto) com as comorbidades definidas e idade a partir dos 18 anos, além de pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos;

Quarta-feira (12) - pessoas com comorbidades de 59 e 58 anos;

Quinta-feira (13) - pessoas com comorbidades de 57 e 56 anos;

Sexta-feira (14) - pessoas com comorbidades de 55 e 54 anos.

Veja escolas que são pontos de vacinação


EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes);

Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro);

EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas);

EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo);

EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal);

EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas); e,

EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal).


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados