Investimentos

Iluminação em LED será expandida em Pelotas

Laranjal, Fragata e Três Vendas serão os três bairros beneficiados pelos investimentos

06 de Maio de 2021 - 22h08 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Assinatura aconteceu nesta quinta-feira (foto: Gustavo Vara)

Assinatura aconteceu nesta quinta-feira (foto: Gustavo Vara)

Mais três bairros serão beneficiados com iluminação pública em LED: Laranjal, Fragata e Três Vendas. Nesta quinta-feira (6), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) assinou os contratos entre o município e as empresas vencedoras das licitações, que executarão os projetos elaborados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para implantação do novo sistema. 

A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, contou com a presença do vice-prefeito Idemar Barz, do secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, representantes das empresas ganhadoras das licitações, e do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) - autor da emenda parlamentar que garantiu o recurso para a execução dos projetos. Durante a assinatura, a chefe do Executivo destacou a importância da qualificação da iluminação pública para os moradores do Município. "É uma das requalificações que mais mexe com a vida das pessoas para melhor. As pessoas se sentem muito mais à vontade para sair à noite, se sentem seguras. É um investimento que tem um retorno muito grande", afirmou Paula. 

Os locais que serão beneficiados

No Laranjal, a iluminação em LED se estenderá na orla, entre as avenidas Doutor Antônio Augusto de Assumpção Júnior e Jorge Ivan da Costa Gertum. A execução do projeto está a cargo da empresa Eletrotec Sistemas de Energia Ltda EPP. No bairro Três Vendas, a avenida Leopoldo Brod, entre avenida Fernando Osório e BR-116, receberá o sistema e, no Fragata, as ruas Irmão Fernando de Jesus e Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, na Guabiroba, serão beneficiadas. Essas três vias fazem parte do mesmo contrato, cuja empresa responsável é a Terceiriza Distribuidora de Materiais Elétricos Ltda EPP.

Investimentos

Os dois contratos assinados nesta quinta-feira, com vigência de cinco meses, demandam investimento de, aproximadamente, R$ 540 mil, com origem em emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) ao Orçamento Geral da União. A Prefeitura é responsável pelas obras e a Seplag fará a fiscalização. 

“Na Guabiroba, a obra vai permitir que os moradores do bairro tenham a experiência de uma iluminação qualificada e muito mais eficiente. O novo sistema proporciona mais segurança aos munícipes. A execução do projeto é mais um importante passo para que o Led chegue no local onde as pessoas vivem”, salienta o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

Sobre a nova iluminação da avenida Leopoldo Brod, Ramalho observa que “A obra vem para complementar a que requalificou a via entre a Fernando Osório e a BR. Assim como na avenida 25 de Julho e na entrada Sul da cidade – avenidas Viscondessa da Graça e Saturnino de Brito, no Simões Lopes -, onde primeiro chegou o asfalto, a drenagem, o meio-fio e demais melhorias, e depois o Led, agora é a vez da Leopoldo Brod, sendo que essa via não possuía nenhuma iluminação em determinado trecho”.

A iluminação em LED na orla do Laranjal é tratada pela Seplag, segundo o secretário, como “Uma meta de governo. Assim como na praça Coronel Pedro Osório, que teve uma verdadeira transformação, será na beira da Lagoa dos Patos, que terá toda a sua atual iluminação, tanto nos postes nas calçadas como nos da areia, substituída por Led. Trata-se de ações de um governo sério, que olha para todos os bairros, que pensa na segurança, no turismo, na economia. Em suma, em meio a esta triste pandemia, as obras, em Pelotas, nunca pararam. Assim, tão logo o momento de gravidade na saúde seja superado, os pelotenses terão um dos seus cartões postais – a praia - totalmente iluminado”.

Mudanças a caminho

A iluminação em LED, além de mais econômica em consumo de energia, se comparada à tradicional, é mais eficiente quanto à geração de claridade, produzindo luz branca, fria, de maior alcance para visibilidade. Entre os benefícios do sistema, ainda se soma a durabilidade, não exigindo reposições frequentes.

O projeto de iluminação da orla do Laranjal trará a mudança de 81 luminárias de vapor de sódio, dos postes da CEEE-D, por LED 151 watts, além do acréscimo de mais oito na rede, totalizando 89 pontos. Nos postes metálicos da orla, as 114 luminárias serão substituídas por LED de 180 watts e, nas quadras esportivas, haverá 12 refletores com unidades de LED de 150 watts. 

No bairro Três Vendas, na avenida Leopoldo Brod, o percurso com a infraestrutura requalificada, entre avenida Fernando Osório e BR-116, terá 45 pontos de iluminação em LED - 40 novos e cinco de substituição, além da instalação de postes e de rede aérea para o novo sistema.

No Fragata, Guabiroba, as vias principais – Irmão Fernando de Jesus e Doutor Arnaldo da Silva Ferreira – terão os 32 pontos de iluminação de vapor de sódio substituídos por luminárias LED de 151 watts.

--

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados