Pandemia

Idosos institucionalizados começam a receber a 2ª dose da vacina

A aplicação do imunizante foi destinada ao público de quatro instituições nesta segunda-feira

22 de Fevereiro de 2021 - 20h22 Corrigir A + A -
Asilo de Mendigos foi o primeiro local a receber a 2ª dose da vacina (Foto: Rodrigo Chagas - Ascom)

Asilo de Mendigos foi o primeiro local a receber a 2ª dose da vacina (Foto: Rodrigo Chagas - Ascom)

Teve início a aplicação da 2ª dose da vacina contra o coronavírus, em moradores nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Pelotas nesta segunda-feira (22). O primeiro local a receber as equipes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi o Asilo de Mendigos, que abriga 78 idosos. Além deles, os trabalhadores também são imunizados. 

Durante a segunda-feira, a vacinação ocorreu em mais três ILPIs, além do Asilo de Mendigos, e foram cerca de 180 vacinados. A enfermeira da coordenação da Vigilância Epidemiológica, Aline Machado da Silva, explica que o processo é organizado tendo como base a data das primeiras imunizações. As equipes são distribuídas de acordo com a capacidade funcional e número de idosos de cada instituição. 

A aplicação da 1ª dose começou no dia 20 de janeiro e foi concluída no dia 29 do mesmo mês nas 55 ILPIs da cidade. Hoje o município tem, aproximadamente, mil idosos institucionalizados e cerca de 600 trabalhadores nesses locais.

A vacinação até agora

Os dados registrados na última quinta-feira, no Departamento de Informática do SUS (Formsus), mostram que 18.159 pessoas já foram vacinadas em Pelotas. 

Dessas, 12.300 são profissionais da saúde, 4.849 idosos com idade acima de 85 anos, 985 moradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos, 15 indígenas e 10 são pessoas institucionalizadas com deficiência.

Até sexta-feira, 410 acamados já haviam sido imunizados, sendo 205 idosos com mais de 85 anos e 205 cuidadores.  


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados