Pandemia

Furg realiza organiza primeira formatura virtual

Pela primeira vez na história da universidade, cerimônia acontecerá de forma on-line

11 de Julho de 2020 - 17h34 Corrigir A + A -

10-07-2020-formatura-online-furgFormatura de 47 alunos ocorre no próximo dia 16 (Foto: Reprodução - Furg)

O curso de Medicina realiza neste mês de julho a formatura de 47 alunos. Pela primeira vez em 50 anos da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a colação de grau acontece online, devido à pandemia do novo coronavírus.

A cerimônia ocorrerá no próximo dia 16, a partir das 11h, com transmissão ao vivo pelo canal da SECOM/Furg no YouTube. A solenidade será realizada de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, com cada um dos formandos de suas casas, assim como os gestores da Furg e convidados. Os concluintes irão assinar eletronicamente a ata da colação.

"A solenidade virtual é mais um desafio neste momento de pandemia que estamos vivendo. Acreditamos que, mesmo online, será um momento muito importante na vida desses estudantes e futuros médicos", afirma a reitora, Cleuza Maria Sobral Dias. "Como universidade pública e federal, nos dá muita alegria entregar à sociedade brasileira esses profissionais que, com certeza, são muito competentes e irão contribuir neste momento em que a área da saúde precisa, mais do que nunca, ser valorizada. É ela que pode nos aliviar a dor, nos trazer o melhor conforto neste momento que vivemos", ressalta ela.

Os preparativos vêm de longe e tiveram de ser adaptados para o novo formato de cerimônia, conta Ingrid Donald, responsável pela Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU/DAE). "A colação online é a única alternativa viável no momento, devido à situação que estamos vivendo", avalia. "Estou em contato direto com a turma, conversando e sanando as dúvidas full time", completa a coordenadora. Na tarde desta sexta-feira, 10, ocorreu o ensaio coletivo virtual, a fim de fazer os últimos ajustes antes da cerimônia.

A ação é integrada com a Secretaria de Comunicação (Secom), Pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae), Infraestrutura (Proinfra) e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e o Gabinete da Reitoria.

A Proinfra ficará responsável pela higienização das estações de trabalho da Secom no prédio do Cidec-Sul, e a Progep providenciará equipamentos de proteção individual. "É um evento inédito para nós, mas nossa equipe técnica trabalha para fornecer aos formandos e suas famílias uma cerimônia com todo o cuidado e atenção redobrada", diz o secretário de Comunicação da Furg, Law Tissot.

Técnica em eventos da universidade, Bruna Frio Costa será a cerimonialista durante a transmissão. "Nos últimos meses, tenho estudado e pesquisado muito sobre como estão começando a ocorrer esses eventos, e também como será no pós-pandemia. É muito difícil levar, da mesma forma, um evento que ocorria presencialmente para o online. As adaptações são necessárias e é preciso relativizar, entender que as coisas mudam", observa. "Não há música, nem entrega do diploma ou colocação do capelo. Mas a secretaria acaba ditando o ritmo da cerimônia. É um desafio, e faremos um esforço gigantesco para que seja uma cerimônia emocionante - e importante, já que serão futuros 47 médicos que estarão indo para o mercado de trabalho", conclui Bruna.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados