Iniciativa

Furg firma acordo para produzir EPIs

Parceria entre Escola de Engenharia e Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas produz máscaras face shield para secretarias de saúde de municípios da região

10 de Julho de 2020 - 21h17 Corrigir A + A -
Produção de máscaras face shield pode abastecer secretarias de Saúde de municípios da região (Foto: Divulgação - Furg)

Produção de máscaras face shield pode abastecer secretarias de Saúde de municípios da região (Foto: Divulgação - Furg)

Uma parceria firmada entre a Escola de Engenharia da Furg e a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) vem proporcionando a confecção de máscaras do tipo face shield para a proteção de profissionai de saúde. Já foram produzidas 250 unidades, distribuídas para as secretarias de saúde de Rio Grande, São Lourenço do Sul e Morro Redondo. Ao total, está prevista a confecção de 630 equipamentos que serão destinados às secretarias de municípios das regiões 21 e 22 (Pelotas e Bagé).

De acordo com o coordenador do projeto de extensão, Gustavo Dias, a sinalização da ABCM para a submissão de um projeto potencializou a expansão da produção para outras entidades. “Promover ações que busquem amenizar o risco de contaminação aos profissionais da linha de frente amplia a capacidade de atendimento aos habitantes dos municípios, evitando a remoção aos centros hospitalares de referência”, afirma o docente.

Confecção e demanda

A Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas fomentou a compra dos insumos para a produção, que está sendo realizada na residência do coordenador do projeto. A montagem e distribuição das face shields acontece no Oceantec – Parque Tecnológico da Furg, em Rio Grande.

O professor Gustavo esclarece que, para evitar solicitações em duplicidade, foi estabelecido um fluxo junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados