Agenda

Final de semana com atividades de lazer em Pelotas

Com Ruas de Lazer e passeio ciclístico na programação, cidade terá diversas alterações no trânsito

20 de Maio de 2022 - 21h42 Corrigir A + A -
Passeio ciclístico é uma das atividades deste final de semana (Foto: Michel Corvello - Ascom)

Passeio ciclístico é uma das atividades deste final de semana (Foto: Michel Corvello - Ascom)

Pelotas recebe, neste domingo (22), a segunda edição do projeto Ruas de Lazer, uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura, que oportuniza uma série de atividades para a comunidade. O evento será novamente na Av. Juscelino Kubitscheck (entre Av. Bento Gonçalves e Rua Barão de Butuí), entre 9h e 18h. Mais uma vez, uma das vias será interditada para veículos. Em caso de mau tempo, o evento será adiado.

Nesta edição, o Ruas de Lazer terá parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, como uma das iniciativas alusivas ao Maio Amarelo, que coloca em pauta questões como a segurança viária nas cidades.

Durante o dia, o evento terá encontro do Clube de Carros Antigos, aula de ritmos do Projeto Vida Ativa, apresentações de dança de projeto de extensão da UFPel, assim como a realização de apresentações musicais, promovidas por artistas locais que serão parceiros do projeto nesta segunda edição.

Além disso, a comunidade poderá ter acesso aos brinquedos infláveis do Projeto Vida Ativa, à Barraca da Saúde (projeto de extensão da UFPel), Programa de Educação Tutorial da Educação Física, feira de artesanato, foodtrucks, escolinha de trânsito da Secretaria de Trânsito, diferentes projetos esportivos da UFPel, aula de Kangoo Jump (interessados em participar deverão fazer contato prévio via WhatsApp 53 98144-8842), apresentação do Projeto Carinho, grafite no muro do colégio Dom João Braga, a empresa Bikepel e suas bicicletas para serem utilizadas no evento, entre outras atividades ainda a serem confirmadas.

A organização do evento destaca que o Ruas de Lazer é um espaço para a população ocupar também de acordo com seus interesses. “Assim, fazemos um convite para que venham usufruir desse espaço em um momento de retomada de convívio. Tragam suas cadeiras de praia, bicicletas, skates e compartilhem conosco um domingo de lazer na rua”.

Passeio Ciclístico será destaque do Maio Amarelo no domingo
Também no domingo, a programação do Maio Amarelo – movimento mundial que dedica o mês à conscientização sobre a responsabilidade no trânsito – conta com um dos seus pontos altos: o passeio ciclístico de 11 quilômetros, organizado pela Prefeitura e Pedal Dominguera, com apoio da Sweet Bike, JL Casarin, Ecosul, Sest Senat e Polícia Rodoviária Federal, a partir das 9h e término às 11h, com sorteio de uma bicicleta e distribuição de brindes. As inscrições são recebidas na Sweet Bikes e JL Casarin, mediante doação, pelo participante, de alimento não perecível, para distribuição posterior a quem necessita.

A pedalada do Maio Amarelo está com a largada marcada para as 9h, da frente da loja Sweet Bike, na avenida Fernando Osório, por onde os participantes seguirão pela ciclofaixa até a rótula com a avenida Salgado Filho, ingressando naquela via, seguindo pela ciclovia até a avenida República do Líbano.

Os ciclistas seguirão pela República do Líbano até o retorno no antigo Pois Pois, onde dobrarão à esquerda e prosseguirão pela avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira até a Bento Gonçalves.

Chegando na avenida Bento Gonçalves, os participantes do passeio dobrarão à direita, seguindo até o Altar da Pátria, onde haverá parada para fotos. 

Na sequência, acessarão a rua Andrade Neves, pela qual prosseguirão até a Voluntários da Pátria, dobrando à esquerda, seguindo até a Padre Anchieta, por onde continuarão até a praça Coronel Pedro Osório, ingressando na ciclofaixa da rua Marechal Floriano, percorrendo-a até chegar na Santos Dumont, que será percurso de volta à avenida Bento Gonçalves, onde dobrarão à direita e seguirão pelo canto esquerdo da via até o canteiro central em frente à loja JL Casarin, ponto de chegada, às 11h.

 Trânsito sofrerá alterações
Por conta de eventos marcados para este fim de semana, a Prefeitura fará intervenções no trânsito em diversos horários e locais, no sábado (21) e no domingo (22). As ações serão monitoradas pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), com a devida sinalização, para garantir segurança a veículos e pedestres.

Sábado
- Jogo do Grêmio Esportivo Brasil e Figueirense – a partir das 16h – fechamento da rua João Pessoa com Barão de Butuí; João Pessoa com Sete de Setembro; e Bento Martins com Princesa Isabel.

Domingo
- Ruas de Lazer – a partir das 5h, fechamento da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com Bento Gonçalves; Juscelino entre General Neto e Barão de Butuí, permanecendo a Neto livre para trânsito; Juscelino com Doutor Cassiano (ponte); e Doutor Cassiano com Bento Martins.

- Passeio Ciclístico do Maio Amarelo, das 9 às 11h – a STT fará escolta da Pedalada do Maio Amarelo, desde a concentração na frente da loja Sweet Bike, à avenida Fernando Osório, até a chegada na avenida Bento Gonçalves, defronte a loja JL Casarin.

- Concurso da UFPel – a partir das 5h, reserva de estacionamento na rua Gomes Carneiro, da rua Silveira Calheca até a frente do Campus Porto.

- Desfile de rua – a partir das 10h, fechamento da rua Boaventura Leite, entre Joaquim Alves e Jornalista Guerreiro Vitória, Areal.

- Desfile bloco Bruxa da Várzea – a partir das 16h, fechamento da rua Garibaldi, entre Dom Pedro II e Gomes Carneiro.

- Evento Domingueira – Balneário dos Prazeres – a partir das 13h30min, fechamento da avenida Guanabara entre Soledade e Amazonas.

- Evento da UFPel – Kilombo Urbano Canto de Conexão – a partir das 9h, fechamento da rua Álvaro Chaves, entre Conde de Porto Alegre e Benjamin Constant.

- Evento Sofá na Rua – a partir das 9h, fechamento da rua José do Patrocínio, entre Conde de Porto Alegre e Benjamin Constant; e Conde de Porto Alegre, entre José do Patrocínio e Dona Mariana.

 

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados