Celebração

Fé e esperança nos 208 anos de Pelotas

Procissão motorizada neste sábado homenageia o padroeiro do município e marca as comemorações do aniversário da cidade

04 de Julho de 2020 - 08h43 Corrigir A + A -
Mobilização se inicia neste sábado, em frente à Catedral (Foto: Paulo Rossi - Infocenter - DP)

Mobilização se inicia neste sábado, em frente à Catedral (Foto: Paulo Rossi - Infocenter - DP)

A Catedral Metropolitana São Francisco de Paula realiza uma procissão motorizada alusiva ao santo homônimo, padroeiro da cidade. A atividade encerra a novena em homenagem a ele e integra as festividades referentes ao 208º aniversário de Pelotas. A procissão ocorre neste sábado (4). Tem início às 14h30min, com saída da frente da Catedral, na Praça José Bonifácio, 15.

Diferentemente dos outros anos, a procissão foi pensada para percorrer os hospitais de Pelotas, com o objetivo de orar e abençoar os enfermos. Depois da saída, o primeiro destino é a Clinicamp. Entre as instituições presentes no percurso traçado pela Arquidiocese, estão o hospital Miguel Piltcher, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e a Santa Casa de Misericórdia. Os fiéis ainda passarão pelo Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula e pela prefeitura, onde acontecerá a renovação da benção do padroeiro para a cidade.

“Ir ao encontro destas pessoas, destes espaços dedicados a cuidar da saúde é o grande cerne deste ano. Precisamos valorizar os profissionais da saúde, é uma novena que tem outros contornos. No fundo, servem para uma grande reflexão sobre o sentido mais profundo da vida. Os santos sempre passaram por situações adversas, mas calcados em Deus, acharam a luz e seguiram em frente, em serviço dos irmãos. A fé e a esperança sempre nos dão motivo para continuar”, afirma o pároco Luiz Boari. Finalizado o percurso, acontece a missa que encerra a novena que homenageia o santo, prevista para iniciar às 17h30min. Para participar da homenagem motorizada, é necessário comparecer no local no horário marcado. A expectativa é contar com cerca de 30 carros.

No domingo acontecem as três missas que fazem parte da rotina da Catedral durante o período de quarentena. Entretanto, a celebração da manhã, às 10h30min, terá um caráter mais festivo, em razão do aniversário da cidade e de São Francisco de Paula. “A novena propriamente encerra no sábado, final de tarde, mas a missa da manhã de domingo terá este clima de homenagens ao santo e celebrações alusivas ao aniversário da cidade”, afirma Boari.

Pelas circunstâncias do período da quarentena, a temática deste ano foi São Francisco: vida e esperança no contexto da pandemia. As ações tiveram este princípio motivador. “Por onde passa o santo, ele vai deixar uma mensagem. Esta é a nossa ideia. O importante é a renovação da benção, que cuide da cidade. É um sinônimo de esperança e que nos ajuda em um momento que precisamos de tanta fé como este que estamos vivendo”, destaca o padre. 

Para participar das missas, tanto neste sábado como no domingo, é necessário entrar em contato com a secretaria da paróquia, através do telefone (53) 3222-2096, devido à limitação de participantes. Neste sábado ainda acontece um almoço. Os interessados precisaram adquirir os ingressos e a refeição será para retirar e consumir em casa.

Solidariedade

A procissão deste ano ainda conta com um grande gesto de solidariedade. Há alguns anos, a Catedral já realiza a arrecadação de cobertores. Com o avanço da pandemia, as doações foram estendidas e alimentos também foram incluídos à lista. “Nós percebemos tantas famílias em dificuldades e precisamos ajudar. Colocaremos uma banca da solidariedade nas celebrações, onde estaremos recebendo os donativos”, explica o pároco. As arrecadações serão encaminhadas a projetos da arquidiocese ligados à população em situação de vulnerabilidade, a casas geriátricas, ao Lar da Conceição e a outras frentes de trabalho dentro da diocese.

Outras programações

Além da procissão motorizada, outras atividades estão programadas para as comemorações do aniversário de 208 anos da cidade. Está sendo organizada uma venda de doces característicos do município de forma totalmente online, segura e com tele-entrega. O Robopel, a competição de robótica que teve início no dia 29 do último mês, também integra as atividades, bem como as apresentações do Sete ao Entardecer, aprovadas há alguns meses e que já estão acontecendo na cidade. Um torneio de xadrez online está marcado para a próxima segunda-feira. A programação, assim com a aquisição dos doces, está disponível em www.doce.pelotas.com.br.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados