Agronegócio

Embrapa Clima Temperado promove Dia de Campo

Atividade programada para quinta-feira tem foco na produção ecológica de frutas e hortaliças

29 de Novembro de 2021 - 12h11 Corrigir A + A -
Pandemia. Evento tradicionalmente realizado na EEC será virtual em 2021. (Foto: Paulo Lanzetta - Embrapa)

Pandemia. Evento tradicionalmente realizado na EEC será virtual em 2021. (Foto: Paulo Lanzetta - Embrapa)

Na quinta-feira, 2 de dezembro, a Estação Experimental Cascata (EEC) da Embrapa Clima Temperado promove o XVI Dia de Campo em Agroecologia e Produção Orgânica. Neste ano, com foco na produção ecológica de frutas e hortaliças, o evento será realizado a partir das 9h, em no canal da Embrapa no YouTube (www.youtube.com/embrapa). As inscrições podem ser feitas no endereço: bit.ly/DCAgroecologia2021.
Em três estações temáticas pré-gravadas - Fruticultura Orgânica, Horticultura Orgânica e Temas Transversais - serão apresentadas estratégias e tecnologias para diversificação da matriz produtiva de base ecológica da agricultura familiar. Ao final de cada estação, a equipe estará ao vivo para interagir e responder perguntas realizadas no chat da transmissão.

De sistemas agroflorestais a hortas urbanas, a programação aborda tópicos pertinentes a agricultores e agricultoras, extensionistas, responsáveis por formular políticas, estudantes e representantes da academia e consumidores finais.

O evento é uma construção coletiva da Embrapa Clima Temperado com a Emater/RS-Ascar, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Cooperativa Sul Ecológica, universidades locais e organizações não governamentais (ONGs) ligadas à produção agropecuária na Região Sul do Estado.

Publicação

Os assuntos tratados em cada uma das estações estarão disponíveis na publicação “Alternativas para a Diversificação na Agricultura Familiar de Base Ecológica - 2021”. O material será disponibilizado digitalmente aos participantes que realizarem a inscrição. A ideia é apoiar a busca por alternativas produtivas para a sustentabilidade e reprodução social da agricultura familiar de base ecológica.

Confira os assuntos contemplados nas estações
Estação I
Fruticultura Orgânica:
Diversificação produtiva em fruticultura orgânica; Plantas de cobertura e adubação verde em pomares; Manejo de mosca-das-frutas em Sistemas de Cultivo Agroecológico; Insumos alternativos a base de fermentados para tratamento fitossanitário em fruticultura; e Produção de Frutas em Agrofloresta e Reservas Legais.

Estação II
Horticultura Orgânica:
Estratégias para adubação de hortaliças em Sistemas de Produção de Base Ecológica; Qualidade da água na horticultura; Variedades de alho resistentes ao nematoide do amarelão; Produção de sementes orgânicas de cebola; Variedades de batata para sistemas orgânicos; e Hortas urbanas e periurbanas, individuais e coletivas.

Estação III
Temas Transversais:
Paisagens e práticas que favorecem a polinizadores e a biodiversidade; Inoculantes para a produção orgânica de frutas e hortaliças; Ingredientes e aditivos no processamento orgânico; Sistemas curtos de comercialização de produtos orgânicos; e cores da saúde no consumo de frutas e hortaliças.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados