Serviço

Embalagens vazias de agrotóxicos serão recolhidas no dia 16

Produtores que têm o material para descarte devem entregá-lo nas administrações distritais até o dia 15

04 de Dezembro de 2020 - 22h50 Corrigir A + A -
 (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

No dia 16 deste mês, a Central Regional de Recolhimento coletará as embalagens vazias de agrotóxicos nas administrações distritais da zona rural do município. O material deve ser entregue pelos produtores até o dia 15. Os recipientes devem passar por prévia preparação antes de ser levados para descarte. 

A prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, alerta os agricultores quanto aos procedimentos necessários. Se as embalagens não tiverem passado por tríplice lavagem, perfuração e acondicionamento, não serão aceitas para recolhimento.

Regras para preparação

* Tríplice lavagem – colocar ¾ de água na embalagem vazia, agitar, adaptar o pulverizador e dispersar o conteúdo na lavoura. Realizar o procedimento três vezes. O resíduo presente no recipiente será aproveitado e evitará contaminação.

* Perfuração.

* Acondicionamento.

Todas as embalagens devem passar pelos processos indicados, desde as flexíveis, de 250 e 500 mililitros, até os frascos de 1 litro e os galões de 5 e de 20 litros.

Duas coletas por ano

“Cuidado e preservação dos recursos naturais são prioridades da Gestão. A meta é manter, sem poluentes, principalmente nossas fontes, cursos de água e o solo em locais indevidos. Para evitar a contaminação, duas vezes por ano as embalagens vazias de agrotóxicos são recolhidas”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

A primeira etapa de coleta, neste ano, foi em junho. A prefeitura mantém parceria com a Central de Recolhimento de Embalagens, localizada no Capão do Leão, que é responsável pela destinação final do material.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados