Evolução

DP no Facebook ultrapassa 2,4 milhões de interações

Com cerca de 7,5 mil publicações em 2019, Jornal mantém trabalho diário para informar leitores e fazer de 2020 um ano com cada vez mais engajamento

08 de Agosto de 2020 - 09h32 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

IMG_4606

A expressividade do Facebook nas vidas contemporâneas pode ser comprovada tanto em números quanto em uma análise mais subjetiva. Recentemente, a maior das redes sociais ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários mensais. Mas tão impressionante quanto esse número é o fato de que, para muitas pessoas ao redor do globo, o Facebook é sinônimo da própria internet, uma vez que a rede social centraliza em si o papel de fonte de informação, entretenimento, interações, mecanismo de buscas, plataforma de vídeos, local de compras e um sem-fim de outras atividades.

O Diário Popular, atento às mudanças de hábitos no consumo de informações, passou a investir pesado em sua presença no Facebook. Se quase todo mundo está lá, obviamente nossos leitores também estão. Hoje, a fanpage do DP é uma verdadeira usina de publicação de notícias. De segunda a sexta, durante as 24 horas do dia, um novo conteúdo é postado de hora em hora. Além disso, eventos extraordinários são publicados com agilidade, somando-se à programação de posts diários.

Aos fins de semana, a redação do DP atua em formato de plantão e as publicações de notícias são realizadas com pequenos intervalos. Isso garante que a comunidade continue atualizada, inclusive em feriados. Em 2019, a página do Diário Popular realizou aproximadamente 7,5 mil publicações. Neste ano, não vamos tirar o pé do acelerador.

Os assuntos de interesse da Região Sul do Estado ganham prioridade na grade de publicação, mas a gama de pautas abrange também temas estaduais, nacionais e internacionais.

A variedade de pautas é expressa pelas hashtags utilizadas nos posts, as quais identificam as editorias do jornal. De acordo com o número de posts feitos neste ano em cada uma das editorias, esta é a lista de hashtags, na ordem do maior para o menor volume de postagens: #JDPGeral #JDPCultura #JDPZonaSul #JDPPolítica #JDPSegurança #JDPEsportes #JDPSaúde #JDPEconomia #JDPEducação.

Desta forma, se você quer ficar por dentro de tudo o que é mais relevante para a população da Região Sul do Estado, mas não tem tempo para buscar os assuntos espalhados pela internet, basta curtir a página do DP e rolar o feed de notícias. Pode acreditar: você estará muito bem servido.

Número de fãs e engajamento

Em termos demográficos, especificamente falando de gêneros, mais de 81 mil fãs do DP no Facebook são homens, representando 37,55% do total de seguidores. Dentre eles, 22,25% interagem com as publicações (percentual de engajamento). As mulheres representam o maior número de fãs da página do DP: mais de 135 mil, ou 62,45% do total. Além de ser o maior contingente, as mulheres apresentam a taxa de 77,75% de engajamento com as postagens. Traduzindo: mais de ¾ das fãs interagem com os conteúdos postados, e não apenas passam os olhos sobre eles.

Ao número de seguidores engajados (homens e mulheres) somam-se mais de 13,5 mil pessoas que interagem com os posts e que não informaram o gênero. Isto representa um contingente de mais de 17 mil pessoas executando o que toda a marca espera como resultado da presença nas redes sociais: a interação da sua audiência com o conteúdo postado.

Em 05/05/20, o post sobre a adequação da comunicação visual à pandemia de Covid-19 conquistou uma impressionante taxa de engajamento: 191,20%. Este é um resultado que todo gestor de redes sociais busca em uma postagem, mas que dificilmente é alcançado.

De janeiro deste ano até o início de agosto, o DP efetuou mais de 1,8 mil posts, os quais receberam mais de 2,4 milhões de interações. Isso representa uma média de mais de 1,3 mil interações por post. Neste mesmo período, o perfil do DP no Facebook ganhou cerca de 5 mil novos seguidores. É importante salientar que inúmeras fanpages não conseguem alcançar esse número durante todo o seu tempo de atuação na rede.

Público e interações alcançadas

Em meio à verdadeira enxurrada de conteúdos a que as pessoas são expostas em um simples rolar do feed no Facebook, conseguir se destacar - e ainda receber interações em suas postagens - é um feito e tanto. Este resultado só é obtido a partir da combinação de dois elementos cruciais:

- A qualidade dos conteúdos postados e
- A solidez da relação de uma marca com a sua audiência.

De janeiro ao início de agosto deste ano, a página do DP no Facebook obteve excelentes resultados com as postagens orgânicas (gratuitas). O número de pessoas alcançadas pelos posts orgânicos ultrapassou a marca de 6 milhões, sendo que 22,64% destas interagiram com os conteúdos. Neste período, a página recebeu mais de 217 mil likes, graças à consistência das publicações e ao crescimento constante da sua base de seguidores.

Canal da Comunidade: o espaço democrático

O grupo do Facebook Diário Popular - Canal da Comunidade foi ativado em 2019 com objetivo de constituir um espaço de acolhimento das pautas sugeridas pela audiência, assim como o envio de imagens e vídeos. A criação do grupo surgiu a partir da quantidade de mensagens inbox recebidas pela fanpage do DP, contendo anseios legítimos dos leitores. Tamanha interação precisava de um espaço democrático para oportunizar tantas vozes.

Atualmente, o Diário Popular - Canal da Comunidade conta com mais de 1,8 mil membros ativos, gerando discussões e trazendo informações de interesse da população do Sul do Estado.

Distribuição dos seguidores do DP entre as principais cidades

Obviamente, Pelotas detém o maior número de fãs da página do DP no Facebook. Contudo, eles não se encontram somente na Região Sul do Estado. Atualmente, também temos bases de leitores nas principais capitais da Região Sudeste. Veja a seguir as cidades com os números mais representativos de seguidores (do maior para o menor):

Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre, São Paulo (capital), Canguçu, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Capão do Leão, Rio de Janeiro (capital).

Nossa segunda casa na internet

Atrás apenas do seu portal de notícias - o qual já recebeu mais de 4 milhões de acessos em 2020 (sendo que, destes, cerca de 80% representam novos visitantes) -, a página do Diário Popular no Facebook exerce papel fundamental no fortalecimento da sua presença digital. Um número crescente de pessoas deposita a confiança em nosso feed como a principal fonte de informação sobre os assuntos mais relevantes acerca da Região Sul, do País e do mundo.

Essa credibilidade não veio pelo acaso. A qualidade do conteúdo, o volume e a consistência norteiam nossa estratégia de publicações na rede social. 

Uma coisa é certa: enquanto houver leitores do Diário Popular navegando no Facebook, nós também estaremos lá, facilitando as informações que interessam à nossa audiência.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados