Educação

Curso Alfa se especializa em atender alunos que buscam vaga pelo Enem em Medicina

Instituição contabiliza quase 60 aprovações no curso mais concorrido das universidades em cinco anos de atividade

16 de Fevereiro de 2019 - 08h17 Corrigir A + A -

Publicidade*

Vamos refletir sobre a realidade do brasileiro mediano que busca o sonho de entrar no ensino superior. A maioria esmagadora desse universo não dispõe de condições financeiras para bancar os estudos em faculdades ou universidades privadas – especialmente em cursos como o de Medicina. Portanto, o ensino superior público passa a ser a única opção viável. E a porta de entrada para ele é, obrigatoriamente, o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem.

A partir dessa reflexão, o Curso Alfa foi idealizado como um agente viabilizador do sonho citado acima. Essa é a vocação do Alfa: ser um curso pré-Enem.

Se comparado aos seus concorrentes, o Alfa é um curso bastante jovem. Obviamente, a tradição é um fator quase sempre levado em consideração durante a escolha do curso que merecerá a matrícula. Mas muitas pessoas esquecem a importância do processo que constrói a tradição. E aqui devem ser analisadas a performance e a assertividade de um curso.

Em apenas cinco anos de atuação, o Curso Alfa já superou as mais otimistas expectativas de seus gestores e equipe quanto ao número de alunos aprovados – e de forma muito rápida.

O Curso Alfa contabiliza, até o momento, 59 aprovações em Medicina, sendo a grande maioria destas via Enem. Se considerarmos o universo do Alfa – o curso foi estrategicamente projetado para acolher um número pequeno de alunos –, esse resultado se torna gigantesco.

O principal foco do Alfa é aprovar alunos para estudarem Medicina via ENEM, mas o curso acolhe ingressantes interessados em qualquer área de conhecimento do ensino superior. 

Pontos fortes do Alfa
Os elementos elencados a seguir não são frutos de autoanálise, e sim de relatos dos próprios alunos:

- Professores especialistas em Enem
- Infraestrutura acolhedora, com atmosfera familiar
- Material diferenciado, exclusivo do curso, original do SAS (plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 620 escolas em todo o Brasil e oferece soluções educacionais da Educação Infantil ao Pré-Universitário).

As vantagens do SAS
Quando alguém pergunta qual é o melhor sistema de ensino no Brasil, a resposta deve ser outra pergunta: “Depende. Para quê?”. Existem inúmeros sistemas de ensino com excelente qualidade, mas é preciso saber se estes são voltados para vestibular ou para Enem. Se o caso é o Enem, não há sistema melhor do que o SAS.

Para melhor explicar a especialização do SAS para o Enem, é preciso antes entender o Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

O método de avaliação usado pelo Enem se chama Teoria de Resposta ao Item. Trata-se de um sistema capaz de analisar as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada acerto.
Assim, o SAS divide o conteúdo não em disciplinas, mas em competências e habilidades. Isso aproxima o aluno do processo de seleção do Enem.

Além disso, existe a excelente Plataforma do SAS, a qual permite aos alunos a execução de simulados com correção TRI, idêntica ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os alunos do Alfa afirmam que as diferenças de pontuação obtida entre os simulados da Plataforma SAS e do Enem em si giram em torno de 2 a 5 pontos. Isso significa que estudantes que têm acesso aos simulados do SAS se beneficiam de uma preparação perfeitamente adaptada ao Exame Nacional do Ensino Médio.Resumindo, tanto o SAS quanto o Alfa têm o objetivo comum de serem especialistas em Enem. Por isso esse casamento dá tão certo.

estrutura-cursinho-alfa-pelotas-dicas-enem

A Família Alfa
No Curso Alfa, o conceito de “família” não opera somente no campo subjetivo. Ele se materializa na estrutura do curso, a qual proporciona essa atmosfera de confiança e acolhimento.

Entenda: na primeira metade do prédio do Alfa se encontram as bem equipadas salas de aula. A segunda metade é uma casa, no sentido de “lar” mesmo - espaço para estudos e descanso, cozinha disponível para uso, enfim, uma infraestrutura montada para que seus alunos se sintam literalmente em casa.

Por isso, o aluno Alfa é apaixonado pelo curso. Ele o defende e o “vende” para outras pessoas. Em tempos de competição acirrada, somente instituições educacionais sérias e comprometidas com o sucesso de seus estudantes conseguem atingir esse estágio de fidelização.

O sucesso do Alfa
Em termos objetivos, a eficiência do Alfa está traduzida na sua capacidade de aprovação. E talvez um dos principais pilares do sucesso do curso seja a transparência com os alunos. Quem procura o Alfa sabe desde o início o que vai encontrar lá: Enem do primeiro ao último dia de aula. Vestibular e Enem são coisas bem diferentes. Logo, um curso não pode preparar para os dois com excelência.

Essa é uma vantagem ímpar do Alfa: se você quer ser aprovado em uma universidade pública, tem que ser via Enem. E quem mais aprova para o Enem é o Alfa, porque prepara especificamente para isso.
Ensinar os alunos a obter boa performance no TRI é outra fortaleza do Alfa, uma vez que, via Enem, não é o número de acertos que garante a vaga em uma universidade, e sim a pontuação obtida por intermédio do sistema de pesos.

Os alunos do curso também recebem planos de estudos individuais e personalizados, elaborados por professores, que buscam destinar mais horas de estudos para disciplinas com maior pontuação.

Essas são estratégias voltadas para o aumento das notas, e não necessariamente para o aumento dos acertos.

estrutura-cursinho-alfa-pelotas-para-medicina-ufpel

Número de aprovados não deve ser o principal motivo para a escolha de um curso
No caso de cursos que usam somente o número de aprovações como argumentação de vendas, é necessário investigar: estes cursos aprovam onde? Talvez seus aprovados nem sejam da mesma cidade. Ou talvez tenham sido aprovados em universidades / faculdades privadas, que chegam a cobrar R$ 7 mil/mês pelo curso de Medicina, por exemplo.

Se determinado curso apresenta um número grande de aprovados, mas essas aprovações aconteceram em instituições pagas, é provável que esse resultado não interesse a quem busca o ingresso pelo Enem.

Confiança na metodologia
Quando um interessado busca o atendimento do Alfa, ele é incentivado a visitar os demais cursos concorrentes. Motivo? Para que o visitante perceba na prática que o Alfa é diferente. Se a meta de quem entra pela porta é conseguir uma vaga no ensino superior público, não há opção mais acertada, pelo simples fato de que o Curso Alfa é especialista em Enem. Na hora da aprovação, essa expertise faz toda a diferença.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados