Ação

Comupa arrecada ração para distribuir a animais de rua

Doações de alimentos para gatos ou cães podem ser entregues na SAS e serão encaminhadas a protetores de animais do município

01 de Julho de 2020 - 19h46 Corrigir A + A -
Comitê quer conscientizar a população de que os animais não estão na rua por acaso e precisam de proteção e alimentos (Foto: Leandro Lopes - DP)

Comitê quer conscientizar a população de que os animais não estão na rua por acaso e precisam de proteção e alimentos (Foto: Leandro Lopes - DP)

O Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) segue recebendo doações de ração para encaminhamento aos protetores independentes de animais de Pelotas. Alimentação para cães e gatos pode ser entregue na Secretaria de Assistência Social (SAS), na rua Marechal Deodoro, 404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Protetores que tenham interesse em receber o auxílio devem se cadastrar junto ao Comupa pelo e-mail comupa.pelotas@gmail.com.

"É importante conscientizar a população de que os animais não estão na rua por acaso, e que necessitam de comida e de um lar que os acolha. É um grande problema que deve ser trabalhado junto a comunidade”, disse o presidente do Comupa, Henrique Fetter. 

Segundo a secretária do Comupa, Dea Acunha, a pandemia do novo coronavírus afeta também a proteção animal, já que muitos dos ativistas da área trabalham de maneira independente e acabaram tendo diminuição de renda e de contribuições durante o período. Desde abril até o final de junho, 18 protetores se cadastraram para receber as doações, que continuam tímidas, de acordo com Dea.

“A ideia é sensibilizar as pessoas para que doem dentro de suas possibilidades. A maioria dos protetores está com a renda reduzida, e os animais seguem precisando dos cuidados”, disse Dea.

O Comupa 

O Comupa é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador sobre a questão da proteção animal em Pelotas. Dentre as ações já realizadas pelo Comitê, estão a realização da Semana de Proteção Animal e o lançamento da Cartilha de Proteção Animal documento que presta orientações sobre o bem-estar dos animais na sociedade.

O Comitê trabalha atualmente com vários projetos. Dentre eles, a substituição de veículos de tração animal, o código de proteção animal, e outros, de igual relevância.

O Comupa conta com representantes do Sanep e das secretarias de Saúde (SMS), Qualidade Ambiental (SQA), Transporte e Trânsito (STT), Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Cultura (Secult), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Desenvolvimento Rural (SDR), Governo (SMG), Segurança Pública (SSP,) Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e Educação e Desporto (Smed).  


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados