Potencialidades

Como o Jovem Aprendiz do Senac trabalha as diferentes potencialidades humanas em sala de aula

Diferencial do programa é proporcionar aos jovens a oportunidade de ganhar experiência de trabalho remunerado

07 de Dezembro de 2021 - 09h13 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Senac Pelotas busca trabalhar diferentes potencialidades humanas na sala de aula (Foto: Divulgação - DP)

Senac Pelotas busca trabalhar diferentes potencialidades humanas na sala de aula (Foto: Divulgação - DP)

Como o Jovem Aprendiz do Senac trabalha as diferentes potencialidades humanas em sala de aula
É um fato que o Programa Jovem Aprendiz possibilita a entrada de jovens no mercado de trabalho. Entretanto, de acordo com dados da Pnad Contínua - Educação/IBGE 2012-2020/2ª trimestre, 35,9% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos estavam sem trabalho e sem estudo em 2020. Esse cenário deve ser previsto dentro das instituições de ensino, tanto é que o Senac Pelotas busca trabalhar diferentes potencialidades humanas na sala de aula.

Segundo com o administrador e docente dos cursos técnicos na área de Gestão e Aprendizagem Comercial, do Senac Pelotas, Sandro Salles, um dos grandes diferenciais do programa é proporcionar aos jovens a oportunidade de ganhar experiência de trabalho remunerado, ao mesmo passo que são acompanhados e orientados nessa jornada. “Isso gera o suporte necessário para que eles desenvolvam habilidades e tenham apoio diante dos desafios encontrados ao ingressar no mercado. Tudo é pensado para unir teoria e prática”, ressalta.

Para Sandro, é possível que a partir dessa primeira experiência, o jovem consiga definir o seu futuro, inclusive a carreira que vai seguir. “Sem dúvidas essa experiência pode ajudar o jovem a pensar sobre possíveis caminhos de carreira. É uma experiência que proporciona o desenvolvimento de habilidades, de competências técnicas e comportamentais. São elementos importantes para o autoconhecimento e descobertas que podem direcionar a escolha profissional”, explica.

Mas, afinal, como o Jovem Aprendiz do Senac trabalha as diferentes potencialidades humanas em sala de aula? “Os professores do Senac têm uma grande preocupação em ir além de conteúdos técnicos na sala de aula. Ao longo do curso, os alunos são desafiados a trabalhar em equipe e na resolução de problemas. As ações propostas incentivam o pensamento crítico, social, criativo e empreendedor”, enfatiza o docente.

Abaixo, o especialista destaca alguns exemplos de atividades desenvolvidas pelo Senac Pelotas no programa:

Feira de Projetos na qual os estudantes desenvolvem produtos e serviços que possam contribuir para o desenvolvimento das empresas em que eles estão trabalhando.

Durante a pandemia, os alunos lideraram projetos e engajaram as empresas em ações sociais de apoio às famílias com dificuldades financeiras.

Mais informações sobre o Programa Jovem Aprendiz do Senac Pelotas, acesse o site www.senacrs.com.br/psg/#/aprendizagem ou entre em contato pelo telefone (53) 3225-8889. O Senac Pelotas está localizado na rua Dom Pedro II, 901, no bairro Centro.

*Sandro Salles é formado em Administração com ênfase em Marketing. Desde 2008 trabalha como docente de cursos técnicos na área de gestão e aprendizagem comercial no Senac Pelotas.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados