Pandemia

Começa a vacinação contra a Covid nas UBSs de Pelotas

Novo sistema estende os pontos de imunização a quase todas as Unidades e abre novos locais

18 de Outubro de 2021 - 20h48 Corrigir A + A -
Procura foi intensa nos pontos. (Foto: Michel Corvello - Ascom)

Procura foi intensa nos pontos. (Foto: Michel Corvello - Ascom)

O primeiro dia de funcionamento da vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nesta segunda-feira (18), registrou intensa procura pelas doses e também por informações, em grande parte, sobre novos pontos de imunização. A ampliação dos locais agradou muitos usuários. A partir de agora, a vacinação contra o coronavírus em Pelotas passa a ser disponibilizada a toda a população com 15 anos ou mais, diariamente, na maioria das UBSs, conforme cronograma.

Além das UBSs, com exceção das unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro), que atendem a síndromes gripais -, as doses também estão disponíveis no Laboratório Municipal e no Shopping Pelotas. No Centro de Eventos e na Escola Estadual Coronel Pedro Osório, localizada no Centro, será em dias específicos.

Na UBS do Porto, no começo da tarde, Lídia da Silva de 70 anos foi em busca da terceira dose. "Achei ótimo, porque foi muito mais prático, já que moro aqui perto", comentou a aposentada. Na mesma Unidade, a advogada Luciana Jardini recebeu a segunda dose da Pfizer acreditando, também, que o novo sistema vai facilitar bastante. "Acho que facilita bastante, distribui melhor a vacinação. Se não tivesse hoje aqui, teria que esperar o drive-thru", avaliou Luciana.

No Fragata, na UBS Fraget, a movimentação também foi grande ao longo do dia. Conforme a enfermeira Sandra Dutra, essas primeiras horas exigem uma adaptação, a demanda é grande e há o procedimento, que antecede à vacina, de verificação das carteirinhas e registro dos dados. "Estamos com todas as doses, durante todos os dias, e a procura é grande, mas estamos conseguindo nos organizar e atendendo a todos", informou.

O treinador Pablo Oliveira foi até a Unidade Fraget e recebeu a segunda dose da Pfizer, mais aliviado com a proteção e otimista com a ampliação dos locais. "Com certeza, é mais uma evolução no processo de vacinação. Isso vai melhor a questão de agilidade, uma importante vitória da sociedade como um todo para que a gente possa ter um retorno à normalidade", destacou.

Profissionais foram capacitados para novo sistema de vacinação

Buscando preparar e esclarecer a todos os profissionais que atuam diretamente na aplicação das doses, foi realizado curso de capacitação, com as novas orientações e procedimentos que passam a ser adotados.

O treinamento ocorreu durante a manhã da sexta-feira (15) e contou com a presença de 70 profissionais da saúde que, depois, repassarão o conhecimento aos demais colegas. Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Machado, a capacitação buscou orientar os aplicadores sobre a reorganização das equipes de trabalho e a nova dinâmica.

Veja o novo cronograma

1ª dose

Será utilizado o imunizante disponível no momento e local

- De segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - das 8h30min às 11h – exceto as unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto - das 8h30min às 15h

* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

 - Aos sábados

* Na Escola Coronel Pedro Osório - das 10h às 15h

 2ª dose

*Pessoas vacinadas com a primeira dose da Pfizer até 10/8 tiveram a segunda dose antecipada.

- De segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - das 8h30min às 11h - Astrazeneca e Pfizer – exceto as unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto - das 8h30min às 15h - Astrazeneca e Pfizer

* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h - Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h - Astrazeneca e Pfizer

- Terça-feira

* Drive-thru no Centro de Eventos - das 9h às 17h - Astrazeneca

- Quinta-feira

* Drive-thru no Centro de Eventos - das 9h às 17h - Pfizer

- Sábado

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório - das 10h às 15h - Pfizer e Astrazeneca

 3ª dose

Destinada aos idosos com 60 anos ou mais, que tenham completado seis meses desde a segunda dose. A vacina utilizada será a da Pfizer.

A terceira dose não será disponibilizada aos profissionais de saúde nesses pontos de vacinação, mesmo que tenham seis meses desde a segunda dose. Esse grupo será vacinado em ação específica, com imunizantes que ainda serão enviados pelo Estado para essa finalidade. Essa ação será anunciada nos canais de comunicação da prefeitura.

- Segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - das 8h30min às 11h; – exceto as unidades Sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindóia e Porto - das 8h30min às 15h

* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

- Quinta-feira

* Drive-thru, no Centro de Eventos - das 9h às 17h

- Sábado

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório - das 10h às 15h


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados