Acesso

Circuito da Saúde chega domingo à Zona Rural

Senar realiza palestras e oferece exames gratuitos para detecção de câncer de próstata e do colo do útero na comunidade do Cerrito Alegre

12 de Julho de 2019 - 13h02 Corrigir A + A -
As palestras serão ministradas pela enfermeira e instrutora do Senar- RS, Cássia Verônica de Oliveira. (Foto: Divulgação - DP)

As palestras serão ministradas pela enfermeira e instrutora do Senar- RS, Cássia Verônica de Oliveira. (Foto: Divulgação - DP)

Com o objetivo de trabalhar a prevenção do câncer de próstata e do colo do útero, o Senar-RS promove Circuito da Saúde. A ação tem parceria com os Sindicatos Rurais e prefeituras. A proposta envolve a realização de palestras e exames preventivos gratuitos, em um dia inteiro dedicado a atividades informativas e de prestação de serviços à família rural. Em Pelotas, a atividade será junto ao Bairro da Gente, no domingo, no Centro de Eventos do Cerrito Alegre. Qualquer morador da Zona Rural pode participar.

As ações começaram no início do mês, em Candelária. Pelotas sediará a segunda edição do evento. As palestras serão ministradas pela enfermeira e instrutora do Senar- RS, Cássia Verônica de Oliveira. Ela falará sobre prevenção do câncer de próstata, de colo do útero e de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde. A expectativa é reunir mais de 400 pessoas no evento, que tem duração de até 8h/dia. “Será um momento de oportunizar à família rural atividades com enfoque educativo para a promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida”, comenta o chefe da Divisão Técnica do Senar-RS, Cláudio Rocha.

Após as palestras, haverá coleta de sangue de até 200 homens para a realização do exame de PSA (diagnóstico do câncer de próstata) e para até 120 mulheres, serão feitos agendamentos do exame preventivo Papanicolau. Os exames serão realizados por meio de parcerias firmadas com laboratórios locais.

Mais saúde
Além das palestras e exames, também estão previstas atividades de realização de vacinação; testes rápidos (hepatites, HIV, sífilis); verificação de pressão arterial e atividades lúdicas para as crianças, além de outros espaços que promoverão atividades de bem-estar às pessoas. “Pretendemos, através dos Programas de Saúde do Homem e da Mulher Rural, conscientizar o nosso público quanto a importância de mudar atitudes em prol de uma vida mais saudável”, comenta a coordenadora de Promoção Social do Senar-RS, Sandra Vieira.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados