Reitoria

Chapa eleita na UFPel aguarda reunião do Consun

Conselho irá se manifestar se referenda a escolha do grupo representado pelos professores Paulo Ferreira e Ursula Silva; nomeação caberá ao presidente Jair Bolsonaro

16 de Outubro de 2020 - 20h36 Corrigir A + A -
Ferreira foi eleito com mais de 56% dos votos (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Ferreira foi eleito com mais de 56% dos votos (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Mais de 56% da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) escolheu ser Diversa. Representada pelos professores Paulo Ferreira e Ursula Silva, a Chapa 1 foi eleita, através da Consulta Informal, com 4.640 votos para administrar a instituição pelos próximos quatro anos. Agora, eles aguardam que seus nomes sejam referendados na eleição do Conselho Universitário (Consun), nesta segunda-feira (20), e, em seguida, nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o reitor eleito, a Consulta Informal junto à comunidade, organizada pelas entidades DCE, ASUFPel e ADUFPel, é um importante momento para a Universidade. Ele garante que neste segundo turno o grupo trabalhou para mostrar à comunidade que tinha se sentido representada por outros movimentos que tinham a melhor proposta e que estão melhor preparados para administrar a Universidade. “Portanto, estamos muito felizes que a comunidade tenha escolhido nosso programa, nossa visão de Universidade e a continuidade do trabalho que a reitoria atual vem fazendo”, completou.

Já na próxima segunda-feira acontecerá o pleito oficial, em que o Consun elegerá a lista tríplice, em votação uninominal e secreta. “Confiamos que o Consun acolherá a opinião da comunidade manifestada nas urnas da Consulta Informal e que o eleito pelo Conselho virá a ser nomeado pelo Presidente da República, em respeito à autonomia da Universidade na escolha de seus gestores”, ressaltou. Outro ponto destacado por Ferreira é que Ursula, vice-reitora eleita nas urnas, é nomeada diretamente pelo reitor. Ou seja, quem compõe a lista tríplice da Chapa 1 é Ferreira, Isabela Andrade e Eraldo Pinheiro.

A votação no Consun

A votação oficial ocorre segunda-feira às 8h30min, através de uma webconferência. O Consun conta com 64 conselheiros e todos têm o mesmo peso de voto. Assim que a votação é encerrada a ata de reunião com os nomes da lista tríplice eleita é enviada ao Governo Federal. A garantia para que o nomeado seja o eleito acontece através de um pacto ético feito entre as chapas concorrentes, pois comprometem-se em não apresentar suas candidaturas na eleição oficial caso não vencedoras nas urnas.

Confira os votos

Chapa 1 - UFPel Diversa
Professores: 733
Técnicos Administrativos: 433
Estudantes: 3.474

Chapa 2 - UFPel Mais
Professores: 407
Técnicos Administrativos: 535
Estudantes: 2.261


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados