Pandemia

Centro de Síndromes Gripais atende mais de 150 crianças

Até o início da noite desta sexta-feira, nenhum caso de Covid-19 havia sido confirmado no local, que completará um mês de funcionamento neste domingo

22 de Maio de 2020 - 20h25 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Atendimento no Centro Covid é 24 horas, de domingo a domingo (Foto: Michel Corvello - Ascom)

Atendimento no Centro Covid é 24 horas, de domingo a domingo (Foto: Michel Corvello - Ascom)

Por enquanto, local é referência apenas no atendimento pediátrico (Foto: Rafael de Lima)

Por enquanto, local é referência apenas no atendimento pediátrico (Foto: Rafael de Lima)

Mais de 150 crianças passaram pelo Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, que completará um mês de funcionamento, em Pelotas, neste domingo (24). Detalhe: 83% dos pacientes receberam alta direto para casa, sem precisar de encaminhamento a nenhum outro serviço de saúde. E o melhor: todos os testes realizados para verificar se os quadros eram ou não relacionados ao novo coronavírus deram negativo.

Até o momento, o Centro Covid - como o local ficou conhecido - mantém apenas o atendimento pediátrico. Como a ala Covid do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) segue com baixa ocupação de leitos, ainda não há perspectiva de ampliação de equipes para o acolhimento de adultos.

O apelo para a comunidade manter cuidados básicos, como uso de máscaras, higiene reforçada e distanciamento social não se altera "Pedimos para que as pessoas não relaxem. Se ainda estamos nesta condição, sem criança em UTI nem respirador ligado em atendimentos por aqui, é porque estamos investindo em prevenção para a doença não se propagar", destaca a enfermeira responsável, Jaqueline Tomaschewski.

Confira o perfil dos pacientes (*) 
* 159 crianças
- 96 meninos
- 63 meninas

* Tiveram alta direto para casa: 132
* Foram encaminhados para outros serviços: 15
* Ficaram internados em leito clínico (de enfermaria): 8
* Permaneceram em observação clínica: 4
* Além de crianças de Pelotas, casos de municípios, como Capão do Leão e Canguçu também foram acolhidos no Centro-Covid.

(*) Dados correspondem aos atendimentos prestados do dia 24 de abril até a última segunda-feira, dia 18


Não esqueça!
- O Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, neste momento, recebe apenas crianças. São 15 vagas para internação; dez em enfermaria e cinco leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
- Devem se dirigir ao local apenas famílias com pacientes que apresentarem sintomas, como febre, tosse e dificuldade respiratória.
- O chamado Centro Covid fica no prédio da UPA Bento, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves. O telefone é o (53) 3309-1800.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados