Medicina

Beneficência Portuguesa realiza evento de oncologia

Encontro promovido pelo hospital e pela UPCO Lacks reuniu especialistas da região e convidados de São Paulo

04 de Julho de 2022 - 12h02 Corrigir A + A -
 Profissionais falaram sobre pesquisas, casos clínicos e atualizações sobre tratamentos  (Foto: Leandro Lopes - DP)

Profissionais falaram sobre pesquisas, casos clínicos e atualizações sobre tratamentos (Foto: Leandro Lopes - DP)

O Hospital Beneficência Portuguesa de Pelotas e a Unidade de Pesquisas Clínicas em Oncologia (UPCO) Lacks promoveram na sexta-feira e no sábado o evento "Lung MDT Oncology AZ - O time multidisciplinar como chave de sucesso". O encontro teve como participantes oncologistas da região e cinco profissionais reconhecidos na área de São Paulo que participaram da integração.

Durante o evento os profissionais abordaram pesquisas, casos clínicos e atualizações sobre tratamentos oncológicos. O médico oncologista Márcio Costa, que atua na Beneficência, foi o responsável por organizar o momento de intercâmbio entre os especialistas. "A interação pessoal é extremamente enriquecedora, mudando o modo operante local. Possibilita interações futuras, com troca de informações contínuas. Pode-se envolver e disseminar esse conhecimento também para outros médicos das nossas pesquisas clínicas na cidade de Pelotas, que têm crescido bastante nos últimos anos, qualificando o tratamento dos pacientes", avalia.

Os cinco oncologistas paulistas convidados a participar do encontro em Pelotas atuam no Hospital AC Camargo Câncer Center, de São Paulo, que possui uma trajetória reconhecida no combate à doença e é um centro de referência internacional em ensino, pesquisa e tratamento multidisciplinar. A proposta do evento foi voltada a um fórum multidisciplinar na jornada do paciente de câncer de pulmão, trazendo casos clínicos para serem apresentados e debatidos.

O Lung MDT Oncology AZ reuniu um grupo de diversos especialistas, como cirurgiões, radioterapeutas, oncologistas clínicos, pneumologistas e patologistas, buscando melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes oncológicos, sendo um momento único para os profissionais que estiveram presentes.

Diferentes realidades locais

Para o médico Vladmir Cordeiro de Lima, membro da diretoria do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica, o evento realizado pela Beneficência em Pelotas foi de extrema importância pelo que representa. "Entender as distintas realidades, trocar ideias sobre condutas que são feitas aqui e lá, vendo maneiras de otimizar e tendo insights e um trabalho colaborativo entre os vários players envolvidos no tratamento de um paciente com câncer de pulmão", destaca o profissional.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados