Religiosidade

Balneário dos Prazeres espera milhares de religiosos no fim de semana

63ª Festa de Iemanjá e 89ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes são as motivações para o fim de semana de fé; confira a programação

28 de Janeiro de 2020 - 18h45 Corrigir A + A -
Tradicional celebração deve levar milhares de pessoas ao balneário (Foto: Moizés Vasconcellos - Infocenter - DP)

Tradicional celebração deve levar milhares de pessoas ao balneário (Foto: Moizés Vasconcellos - Infocenter - DP)

Milhares de pessoas são esperadas, neste fim de semana, para a 63ª Festa de Iemanjá, promovida pela Federação Sul-Riograndense da Umbanda e Cultos Afro-brasileiros, e para a a 89ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores, realizada pela igreja católica.

A celebração de umbandistas e africanistas dura cerca de 24 horas, a partir do início da noite de sábado (1º/2), com carreata e trajeto em barco, até chegar ao balneário dos Prazeres.

Às 20h30min deste sábado, a carreata com a imagem da Mãe Iemanjá sai da sede da Federação, na rua Xavier Ferreira, nº 1.000, percorre as ruas Juscelino K. de Oliveira, Comendador Rafael Dias Mazza, avenida Adolfo Fetter, as avenidas Rio Grande do Sul e Dr. Antônio Augusto de Assumpção Júnior, no Laranjal, até o chafariz (shopping Mar de Dentro/Balneário Santo Antônio) e faz o resto do percurso em barco, pela Lagoa dos Patos, até o balneário dos Prazeres.

A previsão é de que a imagem de Iemanjá chegue à orla dos Prazeres por volta das 22h, onde é realizada uma cerimônia de recepção com execução dos hinos nacional e da Umbanda e uma prece de abertura, com participação da prefeita Paula Mascarenhas, do presidente do Conselho Executivo da Federação, Joabe Luis Bohns, e de autoridades convidadas. Em seguida, são realizadas as homenagens à Iemanjá, por parte dos conselhos, centros e público presente. 

Para os católicos

Para os católicos, estão programadas as tradicionais missas e a procissão luminosa. Atividades ocorrem na paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Porto, e na Comunidade Nossa senhora dos Navegantes da Colônia Z3.

Tríduo:

Dias 28, 29 e 30 de janeiro, às 18h - Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias 29, 30 e 31 de janeiro, às 20h - Comunidade Nª Srª do Navegantes - Colônia Z3.

Procissão luminosa:

Dia 1º de Fevereiro, às 18h - saindo da Comunidade Nª Srª dos Navegantes (Valverde), passando pelas ruas da Colônia Z3 e retorno à Comunidade.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes:

Dia 2 de Fevereiro

Às 7h30min, Oração da Manhã na Matriz Sagrado Coração de Jesus (rua Coronel Alberto Rosa, 251); após, carreata até a Colônia Z3.

Às 10h, Missa Solene - Colônia Z3 (levar cadeiras/velas)

Às 15h, retorno da Imagem Nª Srª. dos Navegantes, pela laguna, até o Cais do Porto.

No domingo, as celebrações continuam. Às 16h, ocorre o encontro das duas imagens, Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, na Lagoa dos Patos.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados