Solidariedade

Arquidiocese cria campanha para concluir lar sacerdotal

A casa, localizada próxima ao Seminário, acolherá padres aposentados e sem condições de subsistência

20 de Outubro de 2019 - 08h21 Corrigir A + A -
Estrutura já está 70% construída, mas ainda faltam os acabamentos, como as aberturas e os revestimentos (Foto: Divulgação - DP)

Estrutura já está 70% construída, mas ainda faltam os acabamentos, como as aberturas e os revestimentos (Foto: Divulgação - DP)

As paredes já estão levantadas, mas, para se tornar um lar, ainda falta muita coisa. Por isso, a ajuda da comunidade será fundamental na conclusão da casa destinada a se tornar moradia de padres aposentados. Responsável pela iniciativa, a Arquidiocese de Pelotas espera contar com doações em dinheiro para dar andamento ao projeto, intitulado Concluindo Etapas.

Localizada nos fundos do Seminário São Francisco de Paula, a obra, iniciada a partir de doações do presbítero Cláudio Neutzling, está cerca de 70% construída. Entretanto, ainda faltam itens como acabamentos e revestimentos, esquadrias, pinturas, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, louças e metais, por exemplo. A verba arrecadada pela campanha ainda ajudará no pagamento da mão de obra.

Líder da iniciativa, o arcebispo de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), dom Jacinto Bergmann, tem fé de que a comunidade abraçará a causa. "A campanha será uma oportunidade dos pelotenses agradecerem toda a dedicação dos nossos sacerdotes", avalia.

O projeto inicial prevê seis quartos com banheiros individuais, sala de estar e cozinha de uso coletivo e uma capela. Dom Jacinto ressalta que caso necessário haverá a contratação de cuidadores. "Queremos criar um lar em que os padres possam ter uma existência digna ao final da vida", comenta. O espaço ainda poderá abrigar padres do interior de passagem, completa arcebispo.

Pela proximidade com o Seminário, dom Jacinto acredita que os sacerdotes aposentados residentes no lar poderão servir de exemplo aos futuros padres que estudam no local. A casa em construção ainda fica próxima ao Campus Saúde da UCPel, o que deverá facilitar o acesso a serviços de fisioterapia, consultas médicas, atendimentos odontológicos e psicológicos.

Como ajudar

A Campanha Construindo Etapas será apresentada à comunidade durante a programação da Romaria Nossa Senhora de Guadalupe (leia mais na página ao lado).

Para facilitar as doações, uma conta no site vaquinha on-line (vakinha.com.br/vaquinha/concluindo-etapas) foi criada. Ainda existe a possibilidade de doar através de depósito em conta do Banrisul: Agência: 0918, CC: 0685897408, CNPJ: 92.238.138/0002-22 (Mitra Arquidiocesana de Pelotas).


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados