Rural

Agroecologia é tema de Dia de Campo

Inscrições podem ser feitas nos escritórios municipais da Emater/RS e pelo Capa

01 de Dezembro de 2019 - 19h15 Corrigir A + A -

A Estação Experimental Cascata (EEC), da Embrapa Clima Temperado, recebe, na próxima quinta-feira (5), mais uma edição do Dia de Campo em Agroecologia. Neste ano, cinco estações abordam temas voltados à produção de alimentos seguros: agrobiodiversidade, sistemas biodiversos de produção, insumos e controle biológico, serviços ambientais e agregação de valor. O evento ocorre das 9h às 15h.

Na estação sobre sistemas biodiversos - em que há integração de culturas numa única área -, o destaque são as agroflorestas. Será mostrada, na prática, a integração entre o plantio de pomares e de plantas de ciclo anual, como grãos e tubérculos, junto de árvores e arbustos - que possuem ciclo longo e valor florestal. Também será discutido o adensamento de espécies de valor econômico dentro dos bosques, como o plantio e manejo de erva-mate e de outras espécies de maior valor comercial.

Outro ponto alto é a agregação de valor por meio do processamento de frutas, inclusive nativas, na forma de sucos, sorvetes, picolés e geleias. Nesta estação, também estará em demonstração a extração de óleos essenciais de plantas consideradas companheiras e que integram os sistemas biodiversos, como árvores de eucalipto citriodora e aroeira-vermelha, e plantas herbáceas, como a citronela. "É uma forma de transformar biomassa, que não tem valor comercial, num produto de alto valor de mercado", explica o pesquisador e coordenador da EEC, Luis Fernando Wolff.

O 14º Dia de Campo em Agroecologia é uma realização da Embrapa Clima Temperado e conta com o apoio da Emater/RS, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Inscrições podem ser feitas antecipadamente nos escritórios municipais da Emater/RS e pelo Capa, para grupos maiores, ou no local. O evento é gratuito e oferece lanche e almoço.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados