Agronegócio

Abertura da Colheita do Arroz na Expofeira

Evento, que ocorrerá em fevereiro do próximo ano na Embrapa do Capão do Leão, deverá botar a região na vitrine da produção arrozeira

11 de Outubro de 2018 - 10h20 Corrigir A + A -
Lançamento. 29ª Abertura da Colheita do Arroz foi destaque na Expofeira. (Foto: Paulo Rossi - DP)

Lançamento. 29ª Abertura da Colheita do Arroz foi destaque na Expofeira. (Foto: Paulo Rossi - DP)

Foi lançado na tarde de quarta-feira (10), durante a 92ª Expofeira, a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2019 na Embrapa do Capão do Leão. As últimas edições ocorreram em Cachoeirinha, mas agora o evento virá para a região reaproximar-se de um dos principais polos de orizicultura no Estado e integrar os mais diversos setores da cadeia de produção arrozeira. A cerimônia contou com autoridades municipais, empresas ligadas ao agronegócio e produtores. 

Com o lema Atividade diversificada, renda ampliada, o evento do próximo ano deverá receber cinco mil pessoas de dez estados e cinco países diferentes, segundo o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho. A presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Carolina Peró Osório, comemorou a vinda da abertura para a região, destacando a relação histórica desta cultura com o desenvolvimento de Pelotas e região. Fernando Rechsteiner, presidente do Sindicato Rural de Pelotas e produtor arrozeiro, contou a história do início desta produção em Pelotas e ressaltou a segurança ambiental do arroz da região, segundo ele, a melhor do mundo. 

O coordenador regional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), André Matos, disse ao Diário Popular que a divulgação trazida pela maior abertura de colheita de grãos do país serve para dar maior visibilidade à região. Já o presidente do Irga, Guinter Frantz, comemorou que o evento fortalece, além da lavoura, toda a região incluindo a indústria e as vitrines técnicas. (Lucas Kurz)


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados