Temporada 2021

Xavante oficialmente fora da Copa do Brasil

CBF atualiza ranking nacional de clubes e Brasil fica na 36ª posição, sem a vaga para a competição, como antecipado pelo DP

01 de Março de 2021 - 21h31 Corrigir A + A -
Competição mais democrática do país não terá a presença rubro-negra. (Foto: Thais Magalhães - CBF)

Competição mais democrática do país não terá a presença rubro-negra. (Foto: Thais Magalhães - CBF)

O Brasil está oficialmente fora da Copa do Brasil 2021. Após uma temporada de muita oscilação no Campeonato Gaúcho e na Série B, o clube pelotense acabou não somando os pontos suficientes para conseguir uma das dez vagas disponíveis através do ranking nacional da CBF, atualizado ontem pela entidade. O Xavante ficou na 36ª posição, atrás de Vila Nova-GO e Paysandu, que acabaram entrando na competição. O sorteio dos confrontos será realizado hoje, às 15h.

Pelas informações preliminares, já era sabido que o Brasil não teria chances de classificação após a eliminação do Vila Nova nas semifinais da Copa Verde, no mês passado. Mas o presidente rubro-negro, Nilton Pinheiro, respondeu em entrevista ao Diário Popular que preferia esperar a atualização do ranking oficial da CBF, publicado ontem no final da tarde. A reportagem entrou em contato com Pinheiro novamente e não obteve retorno até o fechamento desta edição.

O Brasil somou 4.111 pontos, nove a menos que o Paysandu e 66 a menos que o Vila Nova. A pontuação da CBF é estabelecida a partir dos cálculos referentes ao desempenho dos clubes nas competições nacionais nos últimos cinco anos. O ano vigente, por exemplo, multiplica os pontos por cinco. Já o último ano tem peso um.

Desde 2013, quando debutou na Copa do Brasil, o Xavante ficou de fora apenas em 2014, 2017 e 2018. São cinco participações no torneio mais democrático do país, que reúne clubes de diversas divisões e estados brasileiros.

Edição 2021

Neste ano, a Copa do Brasil terá sete fases, ao contrário do ano passado, quando foram oito. As 12 equipes classificadas através da Libertadores, Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B entrarão apenas na terceira fase.

A primeira fase é composta por equipes dos chamados potes. As equipes dos grupos E, F, G e H fazem seus jogos em casa e o time visitante terá a vantagem do empate. As partidas estão marcadas para os dias 10 e 17 de março.

Os confrontos serão nos mesmos moldes do ano passado: (pote A x pote E), (pote B x pote F), (pote C x pote G) e (pote D x pote H).

Equipes que entram na 3ª fase

Palmeiras (Libertadores)
Flamengo (Libertadores)
Internacional (Libertadores)
Atlético-MG (Libertadores)
São Paulo (Libertadores)
Fluminense (vaga na Libertadores)
Grêmio (Libertadores)
Santos (Libertadores)
Athletico-PR (9º colocado no Brasileirão)
Chapecoense (campeã da Série B)
Ceará (campeão da Copa do Nordeste)
Brasiliense (campeão da Copa Verde)

Clubes da primeira fase 

Pote A: América-MG, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fortaleza, Goiás, Sport e Vasco

Pote B: Avaí, Coritiba, CRB, CSA, Cuiabá, Juventude, Paraná, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e Vitória

Pote C: Confiança, Criciúma, Figueirense, Luverdense, Operário-PR, Paysandu, Remo, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Vila Nova

Pote D: ABC, América-RN, Atlético-AC, Brusque, Ferroviário, Joinville, Salgueiro, Tombense, Volta Redonda e Ypiranga-RS

Pote E: Boavista, Caldense, Campinense, Caxias, Fast ou Manaus, Galvez, Juazeirense, Moto Club, São Raimundo-RR e Treze

Pote F: Águia Negra, Cianorte, Gama, Guarany de Sobral, Mirassol, Murici, Palmas, Sergipe, União Rondonópolis e Ypiranga-AP

Pote G: 4 de Julho, Atlético de Alagoinhas, Esportivo ou Santa Cruz-RS, FC Cascavel, Goianésia, Juventude-MA, Madureira, Marília, Rio Branco-ES e Uberlândia

Pote H: Castanhal (PA), Esportivo ou Santa Cruz-RS, Jaraguá-GO, Nova Mutum (MT), Penarol ou São Raimundo-AM, Picos, Porto Velho, Real Brasília, Retrô e Rio Branco VN (ES)


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados