Gauchão 2020

Xavante irá com reservas no Bra-Pel

Executivo confirma que comissão técnica irá poupar boa parte da equipe visando a partida contra o Cuiabá no dia 7 de agosto

31 de Julho de 2020 - 10h46 Corrigir A + A -

Por: Vinícius Guerreiro
vinicius.guerreiro@diariopopular.com.br

Hemerson Maria irá dar minutagem ao elenco do Xavante no clássico deste sábado (Foto: Carlos Insaurriaga/GEB)

Hemerson Maria irá dar minutagem ao elenco do Xavante no clássico deste sábado (Foto: Carlos Insaurriaga/GEB)

O clássico Bra-Pel deste sábado (1º), que deve ocorrer às 15h, também servirá de teste para o Brasil. O Xavante confirmou, através do executivo de futebol Felipe Gil, que o técnico Hemerson Maria irá colocar basicamente um time reserva na Boca do Lobo para o encerramento do Campeonato Gaúcho.

“Deve poupar muitos jogadores. sim. Houve muitos desgastes desses jogos e viajamos na quarta-feira (sexta o Brasil enfrenta o Cuiabá pela abertura da Série B). Vamos dar oportunidade para outros jogarem e o objetivo principal é o jogo de Cuiabá”, afirmou Felipe Gil.

Em termos de tabela, o clássico não tem nenhuma importância para a dupla Bra-Pel. O Xavante não alcança mais a segunda colocação do Grupo B, que o levaria para a semifinal do segundo turno, e também não pode terminar mais entre os dois últimos na classificação geral, o que acarretaria em uma cota menor na edição do próximo ano. Por isso a ideia é utilizar a partida para dar ritmo ao elenco.

“O clássico é uma motivação para todo mundo. Todo mundo que trabalha no futebol quer clássico, mas basicamente vamos utilizar os atletas que não tiveram a oportunidade de jogar dentro desse novo modelo do Hemerson Maria”, esclareceu o executivo do Brasil.

Modelo

Nos dois primeiros jogos foi possível observar o modelo que o técnico Hemerson Maria quer impor no Bento Freitas. Também ficou claro, ainda mais agravado pelo pouco tempo de treinamento, que algumas funções carecem de reforços. O Xavante tem buscado no mercado atletas que tenham a característica de controlar mais o jogo a partir da posse da bola. Até o momento três jogadores estão na cidade. O atacante Guilherme Dellatorre - que já está regularizado e poderia, inclusive, estrear no Bra-Pel deste sábado - o volante Gustavo Cazonatti e mais um segundo volante, que também atua como meia.

Ambos já foram confirmados pela direção rubro-negra. O terceiro nome seria o de Bruno Santos, jovem de 21 anos revelado pelo Novorizontino e com passagem pelo Figueirense. Bruno é um camisa 8 com qualidade técnica e bom pensamento de jogo. É para jogar por dentro da linha no 4-1-4-1 ao lado de Gegê. O garoto trabalhou com o executivo Felipe Gil no Figueirense. Os outros reforços que o Xavante ainda mira no mercado são um meia-atacante, que também atue pela ponta, e um jogador de velocidade pelo lado.

Por outro lado, o executivo do Brasil tem exaltado o comprometimento do atual elenco com as ideias do novo treinador. Para Gil, com o tempo o grupo irá se adaptar bem ao modelo de jogo.

“Dá prazer de ver eles trabalharem e como se empenham. A gente acha que vão conseguir se adaptar, são bem receptivos à informação. Não é da noite para o dia que se faz uma mudança de cultura. Mas eles estão comprando a ideia, estão se ajustando. Vamos buscar atletas pontuais visando suprir as carências, dentro de um orçamento que não é muita coisa”, afirma o profissional.

O executivo destacou a importância dos líderes do elenco como Leandro Leite e Camilo. Ao fim da partida contra o São Luiz, o técnico Hemerson Maria também ressaltou esse espírito ao elogiar o capitão. “São pessoas e profissionais de alto gabarito. Está sendo muito importante, tem coisas que precisamos entender e saber do clube. Entender o histórico do Brasil. Eles estão tentando se readaptar ao que já viveram e vão ser muito importantes pela história, além da capacidade de liderar o grupo e pela aceitação que estão tendo com o modelo”,disse Gil.

DM
O Xavante realizou mais uma bateria de exames para Covid-19 na chegada do grupo em Pelotas. Em termos de lesionados, Hemerson Maria não terá Cristian e Otávio à disposição para o clássico.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados