Parceria

Um time escalado para todos os esportes

Diário Popular dá a largada ao projeto Pluralidade Esportiva, que irá amplificar a voz das mais diversas modalidades

05 de Dezembro de 2020 - 08h45 Corrigir A + A -

Por: Vinícius Guerreiro
vinicius.guerreiro@diariopopular.com.br

Novos colaboradores conversaram com o Diário Popular sobre o projeto (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Novos colaboradores conversaram com o Diário Popular sobre o projeto (Foto: Carlos Queiroz - DP)

São 130 anos de um papel social fundamental. A trajetória do Diário Popular é marcada por estar ao lado das grandes conquistas esportivas da cidade e região. E sabendo da importância social de cada modalidade que o jornal dá largada, neste final de semana, em um novo projeto denominado Pluralidade Esportiva.

O conceito é simples, mas amplo. Dar visibilidade às mais variadas áreas esportivas e de uma maneira profunda e qualificada. Para tornar esse objetivo concreto e levar a todos os leitores e leitoras, o Diário Popular formou um elenco qualificado de colaboradores e já os escalou para o jogo.

Pluralidade Esportiva será um espaço de colunas sobre os mais diversos temas esportivos. Uma das nossas atletas será a jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rafaela Tavares. Repórter do portal Rede Esportiva, Rafaela vem se especializando no futebol feminino e, mesmo jovem, já se torna uma referência na modalidade. Ela chega ao time de colaboradores do DP para amplificar a voz das mulheres em um mundo da bola tão desigual.

“A visibilidade sempre é um fator buscado por projetos esportivos que, embora tenham bons resultados, ainda não tem a repercussão esperada e merecida. Com o projeto Pluralidade Esportiva, o Diário Popular proporciona a integração dessas modalidades e traz informações sobre as temáticas para a população. Mais do que consumir conteúdos sobre o futebol feminino, em geral ou mais focado em nossa região, acredito que é fundamental compartilhar e debater. Por isso, fico feliz com o convite e com a oportunidade de colaborar para a inclusão do esporte na nossa cultura e em todo contexto”, afirma a jornalista.

Resgate do DNA

Nem sempre - ou boa parte da história - o futebol profissional foi o esporte que recebeu mais espaços nas centenárias páginas do Diário Popular. No passado, o turfe, por exemplo, ganhava longos textos, enquanto Brasil e Pelotas ficavam limitados aos rodapés. A corrida de cavalos novamente estará entre um dos protagonistas do DP.

“A abertura de novos espaços para divulgação não apenas do turfe, mas também de outras modalidades, em um veículo multiplataforma com o alcance do Diário Popular traz uma visibilidade incrível que através de nossas redes e meios próprios não conseguimos obter, por isso creio que o Pluralidade Esportiva irá mudar o panorama esportivo local e, claro, garantir muito mais diversidade de informação para o público”, diz Álvaro Guimarães, jornalista e assessor de comunicação do Jockey Club de Pelotas.

Foi assim em diversas modalidades como pádel, tênis, basquete, vôlei, corridas automobilísticas, golfe entre outras que voltarão a receber o protagonismo que merecem.

Oportunizar

Entre tantas histórias esportivas contadas pelo Diário Popular ao longo dos anos, uma delas foi do educador físico Eraldo Pinheiro. Professor da Esef - e futuro pró-reitor de extensão eleito da UFPel -, Eraldo implementou um projeto chamado Vem Ser Rugby. A iniciativa visa captar em escolas municipais meninas que tenham potencial para se desenvolverem e alcançarem o rugby de alto rendimento. Durante a entrevista, Eraldo falou que o objetivo era dar oportunidade para o público que tinha menos espaço no esporte: meninas de escola pública. É essa visão que a coluna Pluralidade Esportiva irá ajudar a disseminar. Um espaço para todos.

“O esporte é uma ferramenta que pode ser utilizada e deve para dar oportunidade para as crianças se manifestarem para o desenvolvimento do cidadão ao longo prazo. Ter uma política de esporte no município, no ambiente que estamos vivendo é extremamente importante. E quando falamos de esporte é como fenômeno, não como uma ou outra modalidade. Então, esse espaço será sensacional para as pessoas terem oportunidade de se tornarem mais cultas com relação à cultura esportiva. Isso (a proposta do Diário) é extremamente importante para a cidade”, comemora Eraldo.

Nosso time

Álvaro Guimarães e Juliano Barbosa - Turfe
Bruno Bohn - Lutas
Eraldo Pinheiro - Rugby
Fabrício Bareño - Pádel
Felipe Gonçalves - Ciclismo
Gustavo Louzada - Futsal
Juliana Krügger - Corrida de rua
Marrone Silva - E-Sports
Octávio Villar (Fanta) - Golfe
Paulo Correia - Basquete
Rafaela Tavares - Futebol feminino

Qual o seu esporte?

Quer participar? Você também pode fazer parte do time Pluralidade Esportiva enviando textos ou entrando em contato pelo e-mail esporte@diariopopular.com.br.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados