Futebol

Um reforço amadurecido

Após dois anos na base do Inter, Luiz Henrique retorna ao Bento Freitas e vira alternativa para diferentes funções em campo

27 de Maio de 2020 - 14h30 Corrigir A + A -

Por: Vinícius Guerreiro
vinicius.guerreiro@diariopopular.com.br

Luiz Henrique jogou várias competições pelo Internacional e conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Assessoria - Inter)

Luiz Henrique jogou várias competições pelo Internacional e conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Assessoria - Inter)

Pode-se dizer que Luiz Henrique passou por um período de internato no Internacional. Após dois anos treinando emprestado à base colorada, o jovem de 19 anos retorna mais maduro e pronto para iniciar de vez a trajetória no futebol profissional.

“Foram dois anos no Inter de bastante aprendizado, onde pude trabalhar com caras que foram ícones no futebol do passado como Iarley e até o técnico Odair. Mudei totalmente minha cabeça para melhor, espero que nessa minha volta para o Brasil eu tenha bastante oportunidade e possa aproveitar da melhor maneira”, afirmou Luiz.

Em 2018, contra o São Luiz, em Ijuí, Luiz Henrique estreou com a camisa do Xavante. Mesmo tendo apenas 16 anos, e no começo da retomada das categorias de base do Brasil, o técnico Clemer decidiu promover o meia para o grupo profissional. Foram poucos minutos, mas que chamaram a atenção do Colorado.

No Inter, Luiz Henrique teve um intensivo treino técnico e tático. Jogou diversas competições nacionais e, neste ano, conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Porém, foi fora de campo que o jogador de 19 anos observa a maior evolução nesse período e, por isso, se diz preparado para fazer parte do elenco principal do Xavante.

“Mudei principalmente a minha cabeça, minha visão de jogo e tive um amadurecimento. Eu era muito jovem quando subi ao profissional, não tinha nem completado 17 anos, e agora eu sei que todo o aprendizado vai servir para conquistar coisas maiores na vida. Agora tenho noção do que é o futebol, a sua proporção, e tomo melhores decisões”, contou o meia.

Polivalente

O tempo na base colorada fará o Xavante receber um atleta acostumado a jogar em diversas funções. Com 19 anos, Luiz Henrique torna-se uma peça polivalente para o novo técnico Hemerson Maria. Apesar de preferir atuar como extrema pelo lado esquerdo, no Inter atuou em todas as funções do ataque, Inclusive como referência.

“Eu subi jogando aberto pela esquerda e centralizado. No Inter eu joguei como referência, pelos lados e por dentro. Eu prefiro atuar pela beirada esquerda e por dentro”, conta Luiz.

Sabendo que deveria voltar ao Bento Freitas, quando a direção do Brasil já havia solicitado no ano passado junto ao Inter, Luiz Henrique passou a observar o time. Por coincidência, analisou também o Figueirense do técnico Hemerson Maria. Ter visto a Série B do ano passado acabou se tornando uma bagagem importante para trabalhar como o novo comandante.

“Eu acompanhei a Série B ano passado e acompanhei os jogos no Figueirense. Ele é um cara sensacional e se dedica muito no trabalho dele. Estuda bastante e mostra sempre algo novo no trabalho. Ele parece entender muito sobre o futebol e tenho certeza de que ele veio para agregar”, refletiu o jovem.

Da Baixada, além das lembranças e agradecimento ao ex-técnico Clemer, Luiz carrega lições importantes de 2017. As conversas com o capitão Leandro Leite são uma delas. O meia busca tirar experiência dos atletas mais velhos para que possa caminhar firme na carreira. 

“Espero que o Luiz de 2020 consiga trabalhar bastante para melhorar e ouvir quem pode ajudar. A principal maneira é aprender a escutar o pessoal mais velho. Ouvi muito o Leandro Leite quando subi. É um cara sensacional”, finalizou.

Solidariedade

Elton Corrêa e um grupo de ex-atletas do Xavante, em parceria com a direção do Brasil, estão promovendo uma ação beneficente para arrecadar alimentos não perecíveis para moradores dos bairros mais carentes de Pelotas.

A ação está sorteando duas camisas oficiais. Para concorrer, basta o torcedor trocar um número por 1 quilo de alimento na loja Sou Xavante (aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, em frente ao estádio Bento Freitas). O sorteio acontece no dia 13 de junho pela Loteria Federal.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados