Temporada 2021

Reunião entre FGF e governo do RS nesta segunda definirá futuro do Farroupilha e da Terceirona

Encontro entre a Federação e a equipe do governador Eduardo Leite acontecerá às 17h e tem como objetivo a flexibilização para a realização de jogos à tarde

11 de Abril de 2021 - 19h00 Corrigir A + A -
Farroupilha não entra em campo desde 2019 (Foto: Jô Folha - DP)

Farroupilha não entra em campo desde 2019 (Foto: Jô Folha - DP)

O futuro do Farroupilha e da Terceirona Gaúcha será definido nesta segunda-feira (12), às 17h, em reunião entre a Federação Gaúcha de Futebol e o governo do Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente do clube, Félix Penedo, a entidade busca junto ao staff de Eduardo Leite uma flexibilização para a realização de jogos antes das 20h, horário previsto em decreto estadual e que tem sido respeitado pela elite do Gauchão.

O principal argumento que será usado pela FGF é bastante simples: a ausência de iluminação nos estádios espalhados pelo interior e que historicamente impossibilitam a realização de jogos à noite. É o caso do Nicolau Fico, casa do Farroupilha. Neste cenário, o Fantasma chegou a acenar com a desistência de disputar a competição neste final de semana.

"Dentro dessas condições, da realização dos jogos noturnos, estaríamos fora. É de conhecimento de todos que o Nicolau Fico não possui iluminação. Para alugar algum outro estádio, teríamos que desembolsar cerca de R$ 10 mil por jogo. Alguns clubes até ofereceram suas instalações de graça, como o Santo Ângelo que não irá jogar, mas teríamos custos elevados para mandar jogos lá, além da distância. É inviável", diz Penedo.

No entanto, após receber o contato do presidente da FGF, Luciano Hocsmann, a direção tricolor foi convencida a aguardar a reunião marcada para a tarde de hoje, quando a entidade tentará sensibilizar o governador Eduardo Leite. Caso não ocorra a flexibilização, a tendência é de que a competição - inicialmente ventilada para o próximo dia 18 - seja novamente adiada.

Ainda de acordo com Penedo, o Farroupilha tem o interesse em disputar a Terceirona, mas só entrará em campo se a flexibilização ocorrer e puder mandar seus jogos em casa. Questionado sobre as condições financeiras do clube, que não entra em campo desde 2019, o presidente diz que a dificuldade existe, mas que o grupo vem trabalhando com seriedade para manter as contas em dia.

Enquanto não houver uma posição oficial sobre o tema, o Farroupilha segue no Grupo B da competição com Rio Grande, Riograndense, Riopardense e 12 Horas.

FGF repreende clubes

Um amistoso entre Novo Horizonte e Rio Grande, realizado na tarde de sábado, em Canoas, incomodou membros da Federação. Não estão permitidos jogos à tarde pelo decreto atual e, por isso, um "puxão de orelhas" foi dado às direções por terem levado seus elencos ao duelo. No campo, vitória da equipe de Esteio pelo placar de 3 a 1. O Vovô teria outro teste marcado para amanhã com o São José, em Porto Alegre, mas a orientação é para que não seja realizado o enfrentamento entre os times.

 

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados