Gauchão 2021

Preparação mais complicada em 2021

Xavante se vê pressionado pelo calendário e pela reformulação do elenco

22 de Fevereiro de 2021 - 11h30 Corrigir A + A -
Tencati não conseguiu movimentar grupo contra outras equipes. (Foto: Tanise Sedrez AI GEB)

Tencati não conseguiu movimentar grupo contra outras equipes. (Foto: Tanise Sedrez AI GEB)

A pré-temporada é fundamental para os treinadores colocarem suas ideias em prática. Além da questão física, que recebe uma atenção especial neste período, os trabalhos táticos são desenvolvidos para afinarem as propostas da comissão técnica. O próximo passo costuma a ser a realização de jogos-treino ou amistosos. Mas nesta temporada, o Brasil ainda não conseguiu vencer esta última etapa da preparação. E nem deve conseguir, de acordo com a expectativa do departamento de futebol. Sendo assim, o rubro-negro será o único clube do interior a estrear no Gauchão sem ter enfrentado nenhum adversário em sua preparação.

Em situação semelhante está o Juventude, que também disputou a Série B do Brasileiro e passa por processo de remontagem do grupo. Os alviverdes fizeram apenas um jogo-treino nesta pré-temporada, quando venceram o Próspera-SC por 1 a 0.

Já o Aimoré é o "campeão" em testes até aqui. Foram seis no total, incluindo a vitória sobre o Pelotas por 1 a 0 no último sábado. O Caxias também terá seis ao final desta semana. Na quarta, o time grená irá encarar o Santa Cruz e, na quinta, o sub-23 do Grêmio.

São José e Esportivo testaram seus elencos em quatro oportunidades, enquanto Pelotas, São Luiz e Novo Hamburgo jogaram três vezes cada. O Ypiranga fecha a lista dos dez clubes do interior, com duas apresentações.

Internamente, há uma análise bastante lógica para tal fato: a invasão do calendário da última Série B na temporada 2021. Somado a isso, outro aspecto potencializou a dificuldade em organizar os enfrentamentos: a reformulação do elenco, que superou em número de atletas o que era esperado por comissão técnica e direção.

A reformulação do elenco - e do time - já demandaria de um período maior para Cláudio Tencati desenvolver suas ideias de jogo e aprontar o rubro-negro de forma razoável para um jogo-treino ou amistoso. Com cautela, o Brasil trabalhou com a hipótese de enfrentar uma das equipes de transição do Grêmio neste final de semana, mas o compromisso foi cancelado pelos tricolores. O fato foi lamentado pela comissão técnica ainda na semana passada.

Pela ausência de atividades, saídas de jogadores em todas as posições, anúncios a serem confirmados e negociações em andamento, o torcedor rubro-negro só terá uma ideia de equipe após a bola rolar para o Campeonato Gaúcho.

Confira os jogos dos clubes na pré-temporada

Aimoré
Aimoré 1 x 0 Sindicato dos Atletas do RS
Aimoré 3 x 1 Grêmio sub-20
Aimoré 6 x 1 Santa Cruz
Caxias 0 x 0 Aimoré
Aimoré 9 x 0 União harmonia
Aimoré 1 x 0 Pelotas

Caxias
Caxias 3 x 0 Grêmio sub-20
Caxias 1 x 0 Esportivo
Caxias 0 x 0 Aimoré
Novo Hamburgo 0 x 0 Caxias

Esportivo
Caxias 1 x 0 Esportivo
Esportivo 1 x 0 Ypiranga
Santa cruz 1 x 0 Esportivo
Esportivo 2 x 2 Grêmio sub-23

São José
São José 3 x 3 Pelotas
Grêmio sub-20 1 x 1 São josé
Hercílio Luz 2 x 2 São josé
Internacional sub-20 1 x 2 São josé

São Luiz
São Luiz 2 x 0 Grêmio sub-20
Sâo Luiz 2 x 0 Concórdia
São Luiz 2 x 1 Santa cruz

Pelotas
São José 3 x 3 Pelotas
Hercílio Luz 0 x 0 Pelotas
Aimoré 1 x 0 Pelotas

Novo Hamburgo
Internacional sub-20 3 x 2 Novo Hamburgo
Novo hamburgo 4 x 1 Grêmio sub-20
Novo hamburgo 0 x 0 Caxias

Ypiranga
Esportivo 1 x 0 Ypiranga
Ypiranga 2 x 0 Azuris

Juventude
Juventude 1 x 0 Própesra


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados