Análise

Os movimentos de Picoli

No duelo tático contra Rafael Jacques, técnico do Lobo neutraliza principal jogada do adversário e faz mudança fundamental para a vitória no jogo de ida da decisão

18 de Novembro de 2019 - 19h00 Corrigir A + A -

Por: Vinícius Guerreiro
vinicius.guerreiro@diariopopular.com.br

Os jogos contra a equipe do São José caracterizam-se por ser um duelo de xadrez. O time do técnico Rafael Jacques é muito bem treinado. Possui padrões de comportamento e movimentos claros. É fruto de quase três anos de treinamentos. As jogadas são resultados de ensaios diários. Por isso, o Pelotas precisou fazer um confronto tático para conseguir vencer e criar a boa vantagem na largada da final da Copa Seu Verardi. Méritos para a comissão técnica e ao técnico Picoli. O Lobo soube ler as movimentações de Jacques e o treinador áureo-cerúleo fez a mudança na hora certa.

Controlar o espaço

2 saida 2 x SJPostura: desde o início, Lobo adotou as linhas mais baixas para evitar as diagonais do São José

No futebol você pode controlar o jogo pela bola ou pelo espaço. Para o confronto contra o Zequinha, Picoli abriu mão de tentar impor o jogo a partir do controle da bola. Optou por neutralizar os passes em diagonal, principal arma do São José, e buscar uma transição rápida para tentar o gol. A proposta ficou clara logo no começo. Com 1 minuto e 18 segundos, a equipe de Jacques organizou-se para o primeiro ataque. O Lobo, diferentemente do que fez em toda a Copinha, posicionou o time em linhas próximas e na intermediária. Abriu mão da pressão alta. Característica recorrente na competição.

Compacta??o x S?o Jos?Compactação: postura do Pelotas era deixar pouco espaço entre as linhas

Movimento que repetiu-se aos cinco e seis minutos, quando o São José buscou construir desde atrás, com Machado como organizador. O único lance de perigo em passes diagonais ocorreu aos 2 minutos e 50 segundos. Porém, devido a um equívoco do Lobo. Busanello errou um passe, e Jô e ele não conseguiram recompor. Everton Júnior recebeu na área e chutou cruzado para fora.

Meio sem pressão

O gol cedo condicionou o Pelotas a manter ainda mais a postura reativa. O Zequinha passou a pressionar e ter a posse no campo ofensivo. O Lobo seguiu neutralizando as diagonais, principalmente pelo ótimo desempenho de Jean Malheiros, que fez cinco cortes nestas bolas, porém, estava perdendo a chamada segunda bola no meio de campo. O São José recuperou 22 bolas no campo ofensivo após sofrer 1 a 0. Vacaria, Santana, Wallacer, Jô e Juliano não conseguiam pressionar e manter a bola com o áureo-cerúleo. Picoli revelou na coletiva que Vacaria e Jô eram dúvidas. O problema físico de ambos nitidamente prejudicou a intensidade do Pelotas nesta disputa pela segunda bola.

Espaço entre linhas

Costa Tcharles x S?o Jos?Espaço: no primeiro tempo, Santana e Juliano há haviam achado o "furo" às costas de Tcharles

O São José tinha o controle da bola. Mas sem as diagonais pouco conseguiu finalizar de maneira contundente. As jogadas de maior perigo foram sempre nas costas de Jô, que não conseguia pressionar e deixava os laterais expostos. Já o Pelotas, quando tinha a bola encontrava um espaço para levar vantagem no ataque: as costas de Tcharles. O jogador do São José é meia. Jogando ao lado de Machado, como volante, apresentou dificuldades na organização defensiva. Deixou espaços às costas em frente à linha defensiva. Santana e Juliano levaram vantagem por ali, mas na finalização acabaram pecando.

A troca

lobocollage
Gol:
Gabriel também observa o espaço deixado por Tcharles e consegue marcar o segundo gol do Lobo

A entrada de Gabriel Soares foi o xeque-mate de Picoli. Pouco tempo após entrar, Gabriel, que é um volante que ataca bastante, aproveitou o espaço deixado por Tcharles. Foi nas costas do meia do Zequinha que o atleta do Lobo apareceu na área para marcar o segundo. Após o gol, tendo Jean Roberto e Gabriel combatendo por dentro e Wallacer fechando o corredor, melhor fisicamente que Jô, o Lobo controlou o restante da partida.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados