Gauchão 2020

O último teste

Pelotas enfrenta o Esportivo em amistoso hoje, às 19h, na Boca do Lobo, em clima de reta final da pré-temporada

09 de Janeiro de 2020 - 11h53 Corrigir A + A -
Treinador busca versatilidade no esquema tático (Foto: Tales Leal/ECP)

Treinador busca versatilidade no esquema tático (Foto: Tales Leal/ECP)

O Pelotas entrou na reta final de sua preparação para a temporada de 2020. Nesta quinta-feira (9), às 19h, na Boca do Lobo, o técnico Picoli fará os últimos testes na equipe diante do Esportivo. O amistoso é importante para a comissão técnica colocar em prova as novas variações táticas, visíveis também nos jogos-treinos contra os times sub-19 e de transição do Grêmio, ainda no ano passado.

Os torcedores áureo-cerúleos estão ansiosos para ver pela primeira vez a equipe em ação na temporada. Não será um problema para "gravar" os nomes, tendo em vista que grande parte do elenco campeão da Copa Seu Verardi estará presente no gramado. Aliás, a base mantida seguirá como titular e apenas algumas posições sofrerão mudanças.

Picoli destacou as várias novas opções no elenco e que ainda vai aprimorar as movimentações treinadas até aqui nesta pré-temporada para tomar uma decisão sobre os 11 que estarão em campo a partir do dia 19, quando o Pelotas enfrenta o Grêmio pelo título da Recopa Gaúcha. Uma delas é a nova função de Juliano, que vem sendo utilizado centralizado no meio-campo.

"A ideia era criar novas alternativas com a chegada de novos atletas. Um deles é Sanches. É um jogador que tem a capacidade de me dar essa recomposição e velocidade pelas beiradas dentro do jogo. É uma situação que eu já trabalhei outras vezes. Em vez de ter um articulador específico por dentro, nós temos dois atletas que se complementam por dentro e passamos a ter uma velocidade porque ninguém gosta de marcar jogadores velozes nesse setor. O Juliano traz essa característica justamente porque tem muita mobilidade", comentou o treinador.

Nesta configuração, o Pelotas pode atuar no 4-2-3-1, com Thiago Costa e Mateus Santana sendo a dupla de volantes, Wallacer pela esquerda, Juliano centralizado e Hugo Sanches pela direita. Jean Roberto será o falso 9. O setor ofensivo terá uma disputa intensa nas extremidades, que ainda tem Jô brigando pela titularidade. Há também a possibilidade de um Lobo semelhante ao da Copa Seu Verardi, com Wallacer centralizado junto a Mateus Santana, Juliano e Sanches (ou Jô) dando velocidade pelos flancos.

"Já trabalhamos com o Wallacer por dentro e também com Jean Roberto fazendo essa função e o Hugo Almeida na frente. Ainda não temos condições de utilizá-los todos juntos nos jogos por uma questão de parte física e crescimento. Foi uma das situações que nós observamos muito na hora de repor os atletas. Tínhamos uma ideia inicial de ter o Giovane e o Almeida, mas perdemos o Giovane e mantivemos o Jean fazendo essa função com uma mobilidade diferente. Mas também reposicionamos os volantes. Trabalhamos com o Santana mais atrás. Se isso vai se manter ou não, ainda não sei", admitiu Picoli.

Diante do Esportivo, será possível observar todas essas variações dentro da partida e também trocas que mantenham os padrões que ainda estão sendo analisados criteriosamente pelo treinador áureo-cerúleo.

"A ideia é entrosar todos os atletas que chegaram e fazer com que essas alternativas possam ganhar força durante essa parte final. Eles vão sofrer um pouquinho contra o Esportivo, porque no planejamento ainda é uma semana cheia pra eles. O treino já foi um pouquinho mais arrastado e é normal. Vamos também buscar o resultado, mas sei o quanto posso esticar e o risco que corremos com isso", completou.

Os ingressos para a partida custarão R$ 10,00 mais um quilo de alimento não perecível. Os portões serão abertos às 18h30min.

Ficha técnica

Pelotas - Douglas; Jean Malheiros, Negretti, Felipe Chaves (Vitão) e Juliano Tatto; Thiago Costa, Mateus Santana, Wallacer (Jô), Juliano e Hugo Sanches; Jean Roberto. Técnico: Picoli

Esportivo - Renan; Igor Bosel, Cleiton, Luis Eduardo e Xaro; Lucas Hulk, Washington, Juninho Tardelli
Gustavo Sapeka e Caprini; Marcão. Técnico: Carlos Moraes

Árbitro: Tiago Clasen
Local: Boca do Lobo
Horário: às 19h


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados