Líder do ranking

Mountain bike: pelotense é campeã estadual

Lúcia Badia conquistou etapa única em Garibaldi no último fim de semana e já mira novos objetivos

20 de Outubro de 2021 - 11h09 Corrigir A + A -
Lúcia vem conquistando bons resultados desde 2017, quando iniciou na modalidade (Foto: Divulgação - DP)

Lúcia vem conquistando bons resultados desde 2017, quando iniciou na modalidade (Foto: Divulgação - DP)

Desde 2017, quando transformou um meio de transporte em paixão de vez, Lúcia Badia vem acumulando conquistas no mountain bike gaúcho. A última delas aconteceu no final de semana passado, em Garibaldi: a pelotense venceu a chamada etapa única e garantiu o título de campeã estadual de cross country maratona da modalidade.

Lúcia integra a equipe Sweet Bike Shop e lidera o ranking do RS na categoria Master A. No próximo dia 7 de novembro, finalizará a temporada do mountain bike cross country olímpico, outro módulo de disputa. Será a corrida final, que contabiliza pontos como todas as anteriores para um somatório geral, mas que também serve como título estadual por ser denominada única.

Nutricionista por formação, ela trabalha como bancária e segue uma dieta vegetariana. Ao longo da trajetória de quatro anos no mountain bike, Lúcia precisou evoluir em diversos aspectos. “Comecei o último campeonato cheia de medos, hoje estou muito melhor, me esforçando para crescer”, diz.

Os resultados a nível estadual, entretanto, são bons desde o princípio. Afetada por uma lesão em 2017 enquanto liderava o ranking gaúcho, acabou afastada de duas etapas e perdeu o título. Retornando gradualmente, em 2019 passou a treinar com o técnico Gabriel Protzen. Em meio à pandemia, adaptações na rotina foram necessárias para manter a competitividade, mas o retorno teve vitórias nas primeiras disputas regionais.

Necessidade de apoio

A atleta usa o Instagram (@lu.bad) para compartilhar o dia a dia de treinos e competições. Pelas redes sociais, também manifesta a importância de angariar mais recursos para aumentar o nível e levar o nome de Pelotas a outros torneios. O Mundial é uma das metas no horizonte, por exemplo. Ou seja, empresários interessados têm uma boa oportunidade para parcerias.

O mountain bike

Existem duas modalidades no esporte: cross country maratona (XCM, sigla em inglês) e cross country olímpico (XCO). Na primeira delas, em que Lúcia foi campeã estadual, são provas mais longas, especialmente em estradas de chão e com trilhas. Já a segunda tem trajetos reduzidos, priorizando a explosão do piloto e a intensidade das pedaladas.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados