Honraria

Lionel Messi leva a sétima Bola de Ouro

Argentino recebeu nesta segunda (29) outro prêmio da revista France Football e se isolou ainda mais como recordista

29 de Novembro de 2021 - 22h27 Corrigir A + A -
Craque somou 41 gols e 17 assistências em 56 jogos no ano (Foto: Divulgação - France Football)

Craque somou 41 gols e 17 assistências em 56 jogos no ano (Foto: Divulgação - France Football)

Doze anos depois da primeira vez, a cena segue se repetindo com frequência. Em cerimônia realizada nesta segunda (29) no Théâtre du Châtelet, em Paris, Lionel Messi recebeu sua sétima Bola de Ouro da carreira. O argentino se isola ainda mais como maior vencedor do tradicional prêmio dado pela revista France Football ao melhor jogador de futebol do mundo - são dois acima do segundo colocado, Cristiano Ronaldo.

Ao longo do ano, vestindo as camisas do Barcelona, do PSG e da seleção argentina, Messi disputou 56 partidas. Fez 41 gols e deu 17 assistências, registrando média superior a uma participação direta em gol por jogo. Ergueu os troféus da Copa do Rei da Espanha pelo Barça, em abril, e da Copa América pela Argentina - em torneio do qual foi artilheiro e líder de assistências.

Após receber a Bola de Ouro das mãos do amigo Luis Suárez, o craque agradeceu aos companheiros e à família, ressaltou a importância do título inédito com a seleção e falou sobre o estágio da carreira: "me perguntavam quando eu ia me aposentar. Hoje estou aqui, em Paris, e feliz. Tenho muita vontade de continuar lutando por novos objetivos. Não sei quanto me falta no futebol, mas espero que seja muito, porque amo o futebol".

O argentino já havia ganhado a Bola de Ouro em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. E só não terminou no top-3 em 2018, quando o croata Luka Modric recebeu a honraria. Completaram o top-5 de 2021, nesta ordem, Lewandowski, Jorginho, Benzema e Kanté. A maior novidade em relação a outros anos foi a posição de Cristiano Ronaldo, que acabou em sexto.

Demais premiações

Entre os homens, a cerimônia da France Football premiou também o meio-campista Pedri, do Barcelona e da seleção espanhola, como melhor jogador sub-21, levando para casa o Troféu Kopa. Segundo colocado da Bola de Ouro, o polonês Lewandowski ficou com a nova premiação, de artilheiro do ano.

O melhor goleiro foi Donnarumma, campeão da Eurocopa com a Itália e que se transferiu do Milan para o PSG no início da atual temporada europeia. O Chelsea recebeu a honraria de principal clube de 2021 - foi campeão europeu em maio.

Alexia Putellas é a nova Bola de Ouro

Favorita ao prêmio, a atacante espanhola do Barcelona, Alexia Putellas, de 27 anos, conquistou a Bola de Ouro feminina. Pelo clube, venceu a Champions League e a Copa da Rainha da Espanha. Ela já havia recebido a honraria de melhor jogadora da Uefa, em agosto, e é forte candidata a levar o The Best, da Fifa, no começo do próximo ano.

Neymar fica em 16º

Excetuando o ítalo-brasileiro Jorginho, que joga pela seleção italiana e ficou em terceiro lugar, Neymar foi o representante do Brasil com melhor colocação na edição de 2021 da Bola de Ouro. Mas o jogador do PSG, que já apareceu no pódio, terminou apenas no 16º lugar.

Top-10 da Bola de Ouro

  • 1. Lionel Messi (ARG)
  • 2. Robert Lewandowski (POL)
  • 3. Jorginho (ITA)
  • 4. Karim Benzema (FRA)
  • 5. N'Golo Kanté (FRA)
  • 6. Cristiano Ronaldo (POR)
  • 7. Mohamed Salah (EGI)
  • 8. Kevin De Bruyne (BEL)
  • 9. Kylian Mbappé (FRA)
  • 10. Gianluigi Donnarumma (ITA)

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados