Turfe

Jockey Club tem novo campeão e primeiro hat-trick da temporada

Dante Alighieri desbancou os favoritos da Prova Especial Ministério da Agricultura e levou o título do dia enquanto o jóquei V. Montes ganhou três das cinco provas

17 de Maio de 2020 - 17h46 Corrigir A + A -
Dancer Again (Vermelho e verde) toma a frente no 1º páreo - Foto: Álvaro Guimarães

Dancer Again (Vermelho e verde) toma a frente no 1º páreo - Foto: Álvaro Guimarães

Quem assistiu as corridas de ontem do Jockey Club de Pelotas não irá esquecer tão cedo. A 5ª Reunião da Temporada 2019-2020 foi marcada pelo surgimento de um novo campeão e o primeiro hat-trick do ano.

As duas primeiras provas da manhã já serviram de aperitivo para o que estava por vir com a primeira vitória de Dancer Again em Pelotas e também a primeira vitória da ex-treinadora e agora proprietária Marines Santos. Montado por Vagner Montes, o castanho não teve dificuldades com a turma e ao tomar a ponta na entrada da reta final não foi mais ameaçado cruzando o disco de chegada com meio corpo de vantagem para Beguinner. Logo depois foi a vez de Lucky One montado por Claudinei "Máquina" Farias sentir o gosto da vitória ao dominar completamente os 1.400 metros e terminar a carreira com três corpos de vantagem para o segundo colocado.

Até este momento as duplas treinadores-jóqueis Carlos Augusto Garcia e V. Montes e José Ferreira e C. Farias tinham uma vitória cada, mas a briga iria esquentar logo em seguida com o terceiro páreo, marcado pela chegada mais sensacional da temporada até agora. Desde a largada Oskari montado por V. Montes e Fort Red conduzido por Luis Fernando Santos travaram uma briga pelo primeiro lugar metro a metro não tomando conhecimento dos demais competidores.

"Ele estava me devendo essa vitória, hoje lavei a alma. Travamos uma carreira pegada com o Fort Red que faltando 400 metros quis disparar, mas conseguimos acompanhá-lo e o Oskari gostou, então deixei solto e deu no que deu", comenta V. Montes que na reunião passada perdeu um páreo com Oskari exatamente por um focinho de diferença. Com a vitória a dupla C.A. Garcia e V. Montes ganharam a segunda do dia, juntos.

Prova especial
A Prova Especial Ministério da Agricultura era a corrida mais aguardada do dia e correspondeu às expectativas dos fãs. Os 1.900 metros foram marcados por uma disputa acirrada entre os seis competidores, que desde o pulo inicial, mantiveram-se muito próximos e revezando-se na ponta com Bolt da Lagoa montado por V. Montes puxando o pelotão principal com Special Envoy e Leonardo Fonseca em segundo e Dante Alighieri e C. Farias em terceiro. Essa formação foi se mantendo até a os 800 metros finais quando Dante Alighieri deu o bote, ultrapassou Bolt da Lagoa e disparou na entrada da reta final abrindo três corpos de vantagem para os adversários e vencendo a prova com o tempo de 2m03s600.

"Fiz uma boa partida, me posicionei bem por dentro e na primeira volta do disco o Bolt da Lagoa se assustou, levou outros competidores para fora e na posição que eu estava fiquei bem colocado e pude encostar. Então fui acompanhando e nos mil metros pude afrouxar e botar na carreira, ganhei a frente e foi só administrar. O Dante é um cavalo que sempre correu turmas fortes, mas não vinha demonstrando isso para nós, mas hoje correspondeu muito bem", conta C. Farias.

O treinador J. Pereira atribuiu as apresentações abaixo da média do novo campeão ao atraso no preparo de Dante Alighieri, que demorou a se adaptar as novas condições da raia. "Na primeira apresentação ele estava gordo, com 540 quilos e não tinha como correr bem, na segunda ficou em terceiro, depois conseguimos trabalhar ele firme e colocar na boa forma e agora é manter isso e correr de novo na próxima reunião", diz.

Hat-trick
As emoções da manhã de corridas, todavia, ainda não haviam acabado. Na última corrida da manhã, uma reta de 475 metros, V. Montes conseguiu sua terceira vitória no dia e primeiro hat-trick da carreira montando Mister Rouge. "É uma marca que deixa qualquer atleta muito feliz, é um feito na carreira do cara", comenta. A vitória trouxe ainda duas outras confirmações para V. Montes, a da liderança isolada do campeonato de jóqueis, agora com quatro vitórias, e a de que o título de Rei das Retas é merecido.

A próxima reunião do Jockey Club de Pelotas está marcada para o domingo 31 de maio e a expectativa principal é pela realização da Prova Especial da Associação Pelotense de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corridas destinada a potros inéditos e corrida em mil metros. As inscrições serão abertas esta semana.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados