Turfe

Grandes atrações na manhã de domingo na Tablada

Programação do Jockey Club de Pelotas inclui a volta “para casa” do melhor jóquei do Estado

16 de Maio de 2020 - 19h41 Corrigir A + A -
Três campeões competem na manhã deste domingo (Foto: Divulgação - Jockey Club de Pelotas)

Três campeões competem na manhã deste domingo (Foto: Divulgação - Jockey Club de Pelotas)

A partir das 9h30min deste domingo o Jockey Club de Pelotas realiza a sua quinta reunião da temporada 2019-2020 e mais uma vez o hipódromo da Tablada estará com os portões fechados e as apostas serão feitas apenas no modo online pelo site www.apostaturfe.com.br. Quem estiver em casa mateando ou preparando o churrasco da família e quiser assistir à transmissão ao vivo pelo canal Jockey Club Pelotas no YouTube poderá conferir cinco corridas recheadas de grandes atrações, como por exemplo o retorno do melhor jóquei do Rio Grande do Sul, Claudinei “Máquina” Farias, ao prado pelotense, a Prova Especial Ministério da Agricultura e uma reta de tirar o fôlego.

Desde a reabertura em 9 de fevereiro que C. Farias não marcava presença em Pelotas, onde foi profissionalizado em 2010 para se tornar o melhor jóquei do Estado pelo quarto ano consecutivo, além de bicampeão do Grande Prêmio Princesa do Sul (2012/2014) e campeão da principal prova do turfe gaúcho, o GP Bento Gonçalves (2019). “Pelotas foi onde toda minha história começou, foi minha vitrine e minha primeira casa, é muito bom montar na Tablada e, apesar de todas as dificuldades que estamos vivendo com a pandemia, espero poder fazer boas apresentações para alegrar os fãs do turfe”, comenta.

Atual líder da estatística (campeonato) de jóqueis do Cristal (Porto Alegre) e próximo de confirmar seu quinto título, C. Farias montará neste domingo A Fast Pioneer, Lucky One, Parque Nacional, Dante Alighieri e Uhr Zeit. Quem tem o melhor retrospecto é a égua Parque Nacional, que vem de vitória na última reunião. Na PE Ministério da Agricultura, ele conduzirá Dante Alighieri, que entrou em terceiro na sua última apresentação. “Dante já viveu tempos melhores, mas como já teve duas corridas na temporada e o páreo agora será mais longo, vamos tentar uma grande vitória”, diz.

Páreos dos Campeões

Tanto a Prova Especial Ministério da Agricultura como o terceiro páreo reunirão cada um, três campeões recentes da Tablada no box de largada.

Batizada de Prêmio Yonose em homenagem ao vencedor do GP Princesa do Sul, de 1938, a terceira corrida da manhã colocará lado a lado craques como o único bicampeão do GP Princesa (2017-2018), Let Me Free, o vencedor do GP Prefeita Municipal 2019 (Velocidade) Brigadeiro Alado e o primeiro campeão da temporada atual Fort Red, vencedor da PE de Reabertura.

Já na prova mais importante do dia, os campeões Bolt da Lagoa (GP Cidade do Rio Grande 2018 e GP Milha do Princesa do Sul 2018), Grenadier (GP Cidade do Rio Grande 2017) e Special Envoy (PE Zeferino Costa 2020) dividem a raia com uma turma pra lá de forte e que ainda inclui Dante Alighieri, Barão da Serra e Gambini. O páreo parece não ter favoritos especialmente por ser disputado em 1.900 metros, distância que não era corrida em Pelotas desde o fechamento do hipódromo para as obras de revitalização.

Apesar de ser difícil cravar um palpite, o analista de turfe Juliano Barbosa analisa o que se pode esperar dos três campões inscritos na prova: “Bolt da Lagoa, uma cria pelotense, tem uma campanha de luxo com um segundo lugar no GP Protetora do Turfe e no GP Princesa do Sul, pode ter ritmo favorável e vencer de ponta a ponta. Grenadier retorna após duas temporadas no turfe paulista, por aqui corria bastante e Special Envoy mesmo com 60 quilos tem sua parcela de chance”, comenta.

Treme-terra

Corrido em apenas 475 metros o último páreo da matinal dominical tem seis competidores fortes entre os quais um campeão: Iceman Comet, vencedor do GP Rainha da Fronteira em 2017. Apesar disso quem aparece com um leve favoritismo conforme os analistas de desempenho é Mister Rouge que será montado por ninguém menos que Vagner Montes, conhecido pelo apelido de o Rei das Retas, por ser um notável condutor deste tipo de prova. Nesta temporada V. Montes tem uma vitória na Tablada exatamente numa reta de 500 metros.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados