Esporte da mente

GM Alexandr Fier participa de simultânea e torneio de xadrez no dia 23 de outubro em Pelotas

O evento disponibilizará 40 vagas para enfrentar o Grande Mestre na simultânea e 60 para o Torneio de Xadrez Rápido

12 de Outubro de 2021 - 12h46 Corrigir A + A -
Fier disputará uma simultânea contra até 40 jogadores (Foto: Divulgação)

Fier disputará uma simultânea contra até 40 jogadores (Foto: Divulgação)

Enxadrista representou o país na Copa do Mundo disputada na Rússia, em julho deste ano (Foto: Divulgação)

Enxadrista representou o país na Copa do Mundo disputada na Rússia, em julho deste ano (Foto: Divulgação)

Por: Fernando Rascado
esporte@diariopopular.com.br

O dia 23 de outubro promete ser marcante para o xadrez pelotense. A cidade receberá o atual campeão brasileiro e Grande Mestre Alexandr Fier para a disputa de um evento no Pelotas Parque Tecnológico. Fier participará de uma simultânea com até 40 jogadores pela manhã, com início às 9h e de um Torneio de Xadrez Rápido pela tarde, que além da participação do GM, irá distribuir prêmios em dinheiro, troféus e medalhas entre os melhores de cada categoria. O torneio começará às 13h e será disputado nas categorias Absoluto, Feminino, Master, Sênior, Veterano, Sub-18, 16, 14, 12 e 10. Informações e inscrições estão disponíveis no site: http://xadrezempelotas.blogspot.com/. As vagas são limitadas em função do protocolo municipal.

Um dos organizadores do evento, Agustin Jardel, considera a vinda de um jogador desta magnitude uma forma de divulgar ainda mais o xadrez na cidade. “A presença do Fier em Pelotas para participar do torneio e realizar uma exibição simultânea será um fato marcante para o nosso esporte.”

Jardel também destaca a oportunidade dos amantes do esporte da cidade e região de ter a chance de enfrentar em uma partida presencial um Grande Mestre. “Esperamos que este evento venha demonstrar ainda mais a força do esporte local. Além disso, é uma ótima oportunidade para os jogadores amadores, que acompanham as competições pela internet, que jogam em casa, de terem a oportunidade de enfrentar um GM na simultânea ou de participar de um torneio com a presença de um tricampeão brasileiro.”

Quem é Alexandr Fier
Alexandr Fier iniciou no xadrez quando tinha três anos e com sete já estava disputando torneios oficiais, sendo vice-campeão mundial sub-10 em 1998. A partir daí não parou mais de crescer, se tornando Grande Mestre em 2006, aos 18 anos, e sendo campeão brasileiro em 2005, 2017 e 2019. “Eu sempre gostei muito de xadrez, nunca pensei em fazer outra coisa da vida e fico muito feliz em trabalhar com um negócio que não só gosto, como adoro. Eu sinto falta se eu passo dois, três dias sem jogar.”

Sobre o evento do dia 23, o GM considera uma ótima oportunidade de difundir ainda mais o esporte da mente. “É muito legal para dar visibilidade para o xadrez e o fato de ter o campeão brasileiro ajuda a trazer bastante gente e a incentivar o pessoal mais jovem para começar a praticar desde pequeno.”

Sobre o atual momento do xadrez no Brasil, Alexandr Fier vê um fortalecimento do esporte. “Eu vejo um crescimento lento, mas contínuo. A tendência é seguir melhorando e, em algum momento, a gente estará como uma das maiores forças do xadrez latino-americano. Somos um país muito grande, aos poucos novos talentos vão surgindo.”

Fier representou o Brasil na Copa do Mundo de Xadrez, que foi disputada na Rússia, em julho deste ano. O catarinense de Joinville chegou até a segunda rodada da competição, quando teve pela frente o GM indiano Vidit Gujrathi, atual número 22 do mundo. “Essa última Copa do Mundo foi a minha sexta participação. Depois de passar da primeira rodada eu sabia que não seria nada fácil enfrentar um dos jogadores da elite mundial, mas foi um confronto muito lutado. Eu tive chances e acabou sendo decidido nos detalhes, mas saí feliz por conseguir bater de frente com um cara deste nível, por isso considero minha participação muito boa.”

Serviço do evento

Dia 23 de outubro (sábado)

Simultânea com o GM Alexandr Fier
Horário: 9h
Vagas: 40

Torneio Xadrez Rápido com Alexandr Fier
Horário: 13h
Vagas: 60

Informações e inscrições no site: http://xadrezempelotas.blogspot.com/


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados