Seleção feminina perde amistoso por 3 a 1 para a Suécia
É a segunda derrota consecutiva da equipe dirigida pela técnica Pia Sundhage, que se prepara de olho na Copa América
Bola rola às 18h deste domingo (15), no estádio Raulino de Oliveira
Por: Gustavo Pereira
gustavo.pereira@diariopopular.com.br @gustav0pereira_
Técnico Jerson Testoni deve ter só um desfalque novo: o lesionado Paulo Victor (Foto: Volmer Perez - GEB)
Conquistar a segunda vitória consecutiva. Vencer fora de casa pela primeira vez desde março de 2021. Colar no grupo de classificados aos quadrangulares finais da Série C. Seja qual for a motivação escolhida, sobram alternativas ao Brasil para tratar o jogo deste domingo (15), às 18h, contra o Volta Redonda, como essencial na temporada. E a ida até a cidade da partida, que será no estádio Raulino de Oliveira, é outro fator que se soma aos anteriores.
Afinal de contas, a delegação xavante se aproveitou, pela primeira vez, da nova rota de voos entre Pelotas e São Paulo. A comitiva rubro-negra deixou a cidade no início da noite desta sexta (13) rumo ao aeroporto de Guarulhos. De lá, fez o curto trajeto aéreo até o Rio de Janeiro, de onde sai para ir a Volta Redonda na noite de sábado (14). Esse último deslocamento tem 130 quilômetros e é o único feito via terrestre. O clube calcula um ganho total de oito horas, evitando a passagem por Porto Alegre.
Dentro das quatro linhas a principal notícia é a lesão muscular de Paulo Victor. Estima-se que o atacante, que participou de 18 dos 19 jogos do Brasil na temporada, volte em cerca de três ou quatro semanas. O substituto, conforme adiantou o técnico Jerson Testoni em coletiva, pode ser Vini Peixoto, Jonatha Carlos ou uma novidade, correndo por fora: o garoto Victor Jesus, destaque do time sub-20, que assinou contrato profissional nesta sexta e foi relacionado.
O treinador revelou que a direção já procura um reforço capaz de suprir a ausência de Paulo Victor e, posteriormente, agregar qualidade ao plantel. Mas não é fácil. "Nesse momento quem está se destacando está empregado. Estamos olhando o mercado. Claro que não pode fugir do nosso modelo de jogo. Mas a gente vai mapear bem, conversamos com pessoas, buscamos números e materiais", comentou.
O comandante rubro-negro também citou, na entrevista, que o principal objetivo do clube é garantir a manutenção na Série C. Para isso, pensa-se em atingir 18 pontos. Faltariam, portanto mais 12 nas 14 rodadas restantes. Ele ainda abordou a importância da crença nas ideias mesmo quando as vitórias custavam a chegar, antes do 1 a 0 sobre o Remo.
"Falo em convicção principalmente quando se tem um resultado negativo. A gente tem quatro derrotas no ano, é um número baixo. O futebol hoje é um esporte que todo mundo entende. Se o cara que é o comandante for escutar a opinião de todo mundo, as coisas não andam, a gente se perde no meio do caminho", avaliou Testoni.
Rebaixado à segunda divisão carioca em março, o Volta Redonda está em duas competições. Isso porque o Cariocão A-2 já inclui o próprio clube, e teve duas rodadas, nas quais o Voltaço conquistou duas vitórias _ a última nesta quinta, por 2 a 0, sobre o Maricá.
O técnico Rogério Corrêa tem mesclado o elenco, usando uma base de time diferente em cada competição. Na Série C, a equipe ocupa o sétimo lugar, com sete pontos, um a mais que o Brasil, e chega de derrota fora de casa para o ABC.
Prováveis escalações
Volta Redonda: Dida; Wellington Silva, Thomas Kayck, Iran e Luiz Paulo; Bruno Barra, Marcos Júnior, Mauro Gabriel, Pedrinho e Wendson; Rafhael Lucas. Técnico: Rogério Corrêa.
Brasil: Vitor Luiz; Marcelinho, Gilberto Alemão, Gabriel Peres e Gabriel Araújo; Karl, Luiz Meneses, França, Marllon e Vini Peixoto; Júnior Pirambu. Técnico: Jerson Testoni.
Horário: 18h deste domingo (15).
Transmissão: TV NSports.
Arbitragem: Arthur Rabelo.
Local: estádio Raulino de Oliveira.
6ª rodada - Série C
Sábado
Domingo
Terça (17)
Quarta (18)