Copa Seu Verardi

Final na mira

Pelotas recebe o Caxias neste domingo, às 19h, na Boca do Lobo, com a vantagem do empate para avançar à decisão da Copa Seu Verardi

10 de Novembro de 2019 - 11h09 Corrigir A + A -
Jogadores querem fazer história com a camisa do clube (Foto: Jô Folha - DP)

Jogadores querem fazer história com a camisa do clube (Foto: Jô Folha - DP)

A vantagem adquirida pelo Pelotas diante do Caxias é real. Após vencer o adversário por 1 a 0 no estádio Centenário, no jogo de ida das semifinais da Copa Seu Verardi, o Lobo entra em campo classificado para a final da competição, já que o empate é favorável ao time pelotense. Mesmo assim, o discurso é equilibrado para o confronto deste domingo, às 19h, na Boca do Lobo.

"É um detalhe que pode ser benéfico ou não. Tomo muito cuidado com isso. A vantagem é mínima para um jogo de decisão. Ela pode alterar a questão anímica do atleta para um lado que não seria benéfico, mas, pelo que conheço do grupo, é possível fazer um jogo muito melhor", destacou o técnico Picoli.

Em Caxias, o Pelotas mostrou uma postura defensiva sólida, característica melhorada por Picoli desde sua chegada ao clube. Com suas linhas de defesa bem postadas, os áureo-cerúleos fizeram um jogo seguro, com o goleiro Mateus Claus sendo exposto apenas em dois chutes de longa distância. Para garantir a chance de disputar o título da Copa Seu Verardi, encontrar o equilíbrio entre o ataque e a defesa é fundamental.

"Se olharmos sem a bola, fomos muito bem. Com a bola, oscilamos muito. Pra um jogo dentro de casa precisamos manter a postura sem a bola e melhorar com a bola. Mais mobilidade, mais troca de passes. Mas é decisão. O componente decisão entra numa maior dosagem. Vamos buscar o equilíbrio", comentou o treinador.

A sexta-feira foi de treinamento fechado na Boca do Lobo, algo bastante incomum durante as últimas semanas. Entretanto, há um motivo para que o técnico Picoli tenha optado por esconder o jogo: o desgaste.

"Tivemos uma semana um pouco diferente. Pagamos o preço da odisseia. Estou recebendo atletas hoje (sexta) para trabalhar. O time está bem encaminhado, com a base bem estruturada. É jogo pro tudo ou nada. Não vou comprometer nenhum atleta. Confio muito neles. Mas por tudo que sempre falei sobre a base do time e opções mais limitadas não por conta do número de atletas, mas por características de jogo, espero eles até a última hora", pontuou.

Os jogadores em questão são Jean Malheiros, Jô, Vacaria e Giovane Gomez. Os quatro foram substituídos no jogo em Caxias do Sul por conta do desgaste e por isso são dúvidas para a partida deste domingo. Assim, o lateral Vinicius Machado, o zagueiro Felipe Chaves, o meia Jean Roberto e o atacante Pablo estão de sobreaviso.

Caso não possa contar com Vacaria, Picoli deve promover a entrada de Felipe Chaves, deslocando o zagueiro Thiago Costa para a primeira função do setor de meio-campo. Outra improvisação possível é na referência de ataque. Jean Roberto entrou na vaga de Giovane Gomez e foi muito elogiado pelo treinador. Além de ter marcado o gol da vitória sobre o Caxias, o atleta voltou a apresentar um bom futebol com a camisa do Lobo.

"O Jean sabe o quanto nós conversamos. Gosto de trabalhar com o atleta sem massacrá-lo. A situação de Caxias já era pensada para deixar ele mais próximo da área, pela precisão. Não temos uma alternativa para o Giovane, e vamos então criando algumas situações. Os momentos decisivos também servem pra isso. Cheguei aqui ele estava no departamento médico. Agora ele nos mostra que pode ser uma alternativa nessa versão atual dele. Compreendeu o jogo e não perdemos a característica", finalizou.

O empate por qualquer placar coloca o Lobo na final da Copa Seu Verardi. Já o Caxias precisa vencer para levar a decisão para os pênaltis. Para tal, o técnico Rafael Lacerda terá de improvisar. O zagueiro Truyts entra na lateral direita e Argenta deve ser deslocado para fazer uma função no meio-campo, já que o volante Guilherme Amorim está fora por lesão. Por opção técnica, Marcio Jonathan deixa a equipe para a entrada de Willian.

Ficha Técnica

Pelotas - Mateus Claus; Jean Malheiros (Vinicius Machado), Thiago Costa, Negretti e Busanello; Vacaria (Felipe Chaves), Mateus Santana, Wallacer, Jô (Pablo) e Juliano; Giovane Gomez (Jean Roberto). Técnico: Picoli

Caxias - André; Truyts, Jean, Laércio e Diniz; Gabriel Argenta, Tássio, Marabá, William e Vinícius Baiano; Michel. Técnico: Rafael Lacerda

Árbitro: Daniel Soder
Quando: neste domingo, às 19h
Local: Boca do Lobo


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados