Terceirona 2022

Farroupilha estreia neste sábado contra o Rio Grande

Depois de mais de três anos sem disputar uma partida oficial, Farrapo entra em campo contra o Vovô, no Arthur Lawson, às 15h

02 de Julho de 2022 - 09h12 Corrigir A + A -

Por: Fernando Rascado
esporte@diariopopular.com.br

Tricolor foi vice-campeão em 2018, última vez que disputou a competição (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Tricolor foi vice-campeão em 2018, última vez que disputou a competição (Foto: Carlos Queiroz - DP)

A espera acabou: após 1.176 dias o Grêmio Atlético Farroupilha volta a campo para uma partida oficial. Foram mais de três anos. Neste sábado, o Farrapo estreia na Terceirona enfrentando o tradicional Rio Grande, no estádio Arthur Lawson, às 15h, pela primeira rodada da competição.

A última vez que o Tricolor entrou em campo em jogo oficial foi no dia 13 de abril de 2019, quando o Fantasma foi goleado por 3 a 0 para o Guarani-VA na última rodada da Divisão de Acesso. Na ocasião, a equipe pelotense já estava rebaixada. Em 2020 a competição não aconteceu devido à pandemia e em 2021 o clube não participou.

Em 2022 a história vem sendo diferente desde que o presidente Fábio Costa assumiu. O novo projeto iniciou no começo do ano com o foco total em retornar para a Segundona. Antes, o clube disputou a amistosa Copa Francisco Novelletto, que o Farroupilha acabou sendo campeão, quebrando um jejum de décadas sem levantar uma taça.

O presidente do Tricolor conversou com o DP e comentou sobre a tão aguardada estreia. “As expectativas são as melhores, o Farroupilha trabalhou bastante desde janeiro. O grupo está fechado, renovamos com 80% que foi campeão da Copa Francisco Novelletto e vamos novamente trazer o torcedor de volta para o Nicolau Fico e tentar o tão sonhado acesso”.

O técnico segue sendo Gregory Macedo. Ele avalia que a pré-temporada foi satisfatória e que a equipe chega confiante para enfrentar o Vovô. “A expectativa é de fazer um bom jogo e conquistar os três pontos, pois viemos trabalhando forte para isso”, disse o treinador.

O adversário é uma equipe tradicional do futebol do interior, mas que vem enfrentando uma má fase. Desde 2016 o Vovô está disputando a Terceirona de forma consecutiva. Em 2021 o time da Noiva do Mar chegou até a semifinal, mas foi atropelado pelo Gaúcho, perdendo por 5 a 1 no placar agregado.

O treinador do Farrapo destacou a força do rival da estreia. “É uma equipe tradicional, que buscou bons reforços. Sabemos que será um grande jogo, e sendo assim temos que minimizar nossos erros para voltarmos para Pelotas com os três pontos de arrancada que nos darão tranquilidade para trabalhar”, disse Gregory.

Os ingressos para a estreia do Farroupilha no Arthur Lawson custam R$ 15 e serão vendidos nas bilheterias do próprio estádio.
O outro jogo do grupo do Tricolor, entre Bagé e Riograndense, foi adiado devido a falta de liberação do estádio Pedra Moura, do Jalde-Negro.

Como funciona a Terceirona

São 16 equipes, divididas em quatro grupos regionalizados, em busca de duas vagas na Divisão de Acesso.
A fase classificatória será disputada em turno e returno. Os dois melhores de cada chave classificam-se para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais e finais. Os dois finalistas garantem o acesso para a Segundona de 2023.

Confira os grupos:

Grupo 1: Atlético Carazinho, Elite, Santo Ângelo e São Borja
Grupo 2: Garibaldi, Gramadense, Monsoon e Marau
Grupo 3: Sapucaiense, PRS, União Harmonia e Riopardense
Grupo 4: Farroupilha, Rio Grande, Riograndense e Bagé

Tabela do Farroupilha na 1ª fase

1ª rodada
Rio Grande x Farroupilha

2ª rodada
Farroupilha x Bagé

3ª rodada
Riograndense x Farroupilha

4ª rodada
Farroupilha x Riograndense

5ª rodada
Bagé x Farroupilha

6ª rodada
Farroupilha x Rio Grande

Prováveis escalações

Rio Grande: Vitor; Matheus Ferreira, Leonardo, Lucas, Jeovane; Júlio, Sidnei, João Pedro, Luiz e Douglas; Baiano. Técnico: Cláudio Júnior

Farroupilha: Mateus; Tailer, Tocantins, Brunão, Lincoln, Digão, Rafinha, Luiz Henrique, Hiago e Igor Padilha; Didio. Técnico: Gregory Macedo

Horário: 15h deste sábado.

Árbitro: Marcelo Bitelbron.

Local: Arthur Lawson.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados